Comunicar é importante em qualquer negócio

28|11|2011

Se você já é o melhor padeiro do seu bairro, a melhor palestrante da sua cidade, tem a máquina com o melhor custo beneficio do seu estado ou é a mais criativa artista plástica do país, agora só falta comunicar isso bem, de maneira que todos saibam, se apaixonem pela ideia, divulguem e defendam seu conteúdo. Porém, esse mecanismo precisa ser de mão dupla, tornar possível o conhecimento de opiniões, a análise de impressões – o que mais interessou, o que foi mais impactante na comunicação das características do seu público (de onde ele vem, do que gosta, do que precisa). Só assim é possível se recriar constantemente.

Até bem pouco tempo o investimento para produzir e distribuir conteúdo televiso era proibitivo e as limitações técnicas dificultavam muito a criação e a exibição de um material de qualidade, privilégio das grandes estatais e multinacionais. Hoje é possível comprar uma câmera full HD com qualidade de imagem high definition, com todas as facilidades na operação e recursos técnicos sofisticados para produzir o conteúdo que se pretende comunicar. Exibir esse conteúdo com segurança e sem custo deixou de ser privilégio de poucos. As grandes marcas mundiais já descobriram isso e têm canais exclusivos, sem limite de quantidade de programas, além de utilizarem recursos de análise e pesquisa em tempo real e a custo zero.

Seja qual for o seu negócio, o tamanho, o segmento e a razão de tê-lo criado, seja qual for a sua iniciativa, a segunda ação mais importante para o sucesso e desenvolvimento de qualquer produto ou serviço é comunicar bem. É transferir a informação, o conteúdo e conhecimento de forma clara, objetiva e impactante. É preciso atingir os dois hemisférios do cérebro do receptor da mensagem, conquistar pela razão e pela emoção e, sobretudo, criar ferramentas capazes de colher impressões, ouvir a opinião dos seus usuários, seus clientes, seu público. Vivemos em um mundo co-participativo, onde a opinião, o engajamento e a propagação de qualquer iniciativa é desejável.

Com a velocidade da informação e das transformações tecnológicas cada vez mais e mais cedo, produtos e serviços precisam ser aperfeiçoados, ajustados às necessidades e desejos de clientes e usuários. Ao mesmo tempo, é preciso se antecipar a esses desejos e necessidades. É necessário estar sempre um passo à frente do público alvo e, de preferência, dois passos à frente dos concorrentes.

Essa é a roda do sucesso, esse é o círculo virtuoso, a maneira de informar, vender, ouvir, entender, aperfeiçoar e se manter em movimento constante e na velocidade adequada, para que o seu público não se canse da mesmice nem desista de acompanhar tantas novidades.

Cinco passos são fundamentais para o sucesso da comunicação: diagnóstico, planejamento, hierarquização, execução e avaliação. É importante, também, manter essas cinco ações constantemente monitoradas, evitando interpretações equivocadas, negligências e desperdícios. A má gestão pode colocar em risco uma grande ideia.

Você não vai ficar mais conhecido ou vender mais porque tem um canal exclusivo de televisão, mas vai ter um canal de televisão para ficar mais conhecido e vender mais, além de ser melhor entendido e entender melhor o seu público. Outra vantagem do canal próprio é que o conteúdo produzido para os vídeos podem ser adaptados para a espera telefônica da sua empresa, para o seu site, para um e-mail marketing, para um folder e para outras ferramentas fundamentais para manter a comunicação permanente e atualizada com o seu público.

Jair Henrique Reis é diretor da Comunicação na Prática www.comunicacaonapratica.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn