Confira 11 conselhos para quem está começando a trajetória profissional

Luciano Santos consultor

Entre as dicas coletadas pelo mentor de carreiras, Luciano Santos, em consulta no Linkedin com profissionais experientes, estão: aprender inglês, nunca parar de estudar e trabalhar com o que ama

Aprender com os próprios erros é inevitável, mas contar com a sabedoria dos mais experientes para criar atalhos no caminho é sempre bem-vindo. Contrariando a máxima do “velho guerreiro” Chacrinha: para que confundir se é possível explicar? Quando o assunto é trabalho, o que muitos profissionais anseiam para clarear ideias e tomar decisões são conselhos daqueles que já passaram pelo que estão passando no momento.

O executivo de vendas do Facebook, mentor de carreiras e escritor, Luciano Santos, sabe, porém, que nem todo mundo tem a sorte de ter por perto uma profissional experiente e disposto a dividir suas conquistas e fracassos. No entanto, acredita que a maioria das pessoas compartilharia suas histórias se houvesse espaço e se fossem feitas as perguntas certas. Nesse sentido é que fez uma consulta em sua conta no Linkedin para saber das pessoas qual conselho dariam a si mesmas se estivessem começando sua trajetória profissional.

Com as respostas de 46 profissionais de distintas idades, experiências e profissões, chegou a 11 orientações. Os conselhos estão presentes no livro de sua autoria “Seja egoísta com sua carreira”, publicado pela Editora Gente, e são apresentados também aqui. Confira:

1 – Aprenda inglês

O mentor de carreiras destaca que “aprender inglês” foi o conselho que mais apareceu em sua consulta no Linkedin. Conforme Santos, saber ou não esse idioma pode ser o diferencial para conquistar ou perder uma oportunidade de trabalho. “Estudar e aprender inglês é de extrema relevância não só para a carreira, mas também para a vida como um todo e nunca é tarde para aprendê-lo”, diz.

2 – Nunca parar de estudar

Estudar, de um modo geral, é essencial para qualquer profissional que almeje ser bem-sucedido. “O mundo vai mudar, você pode ser demitido, o seu cargo pode ser extinto e muitas outras coisas que nem imaginamos vão acontecer nesse futuro cada vez mais presente. E para não ser pego desprevenido só há uma saída: estudar”, garante Luciano.

3 – Trabalhe com o que ama

“Não encontre um trabalho, ache uma paixão”, afirma o escritor. Ele ainda ressalta que não é possível sustentar-se financeiramente apenas de paixão, entretanto, quando se ama o que faz fica mais fácil se destacar na profissão e consequentemente ser bem remunerado por isso. 

4 – Pense em você

Não é raro que um profissional extremamente dedicado à empresa seja demitido sem grandes explicações. Por isso, um importante conselho vindo de quem é mais experiente é pensar em si mesmo antes da organização. “Podemos e devemos gostar da empresa na qual trabalhamos, mas ela nunca deve se misturar e se fundir com a nossa personalidade”, afirma.

5 – Não deixe de aprender com os outros

Como não poderia deixar de ser, um dos conselhos mais apontados no LinkedIn é que os profissionais nunca devem perder a humildade de saber que sempre há o que aprender com os outros. “Os mais velhos, os mentores, a nossa rede de amigos e contatos profissionais, todos eles têm alguma lição valiosa a nos deixar”, diz o executivo de vendas.

6 – Evite comparações

“Ficar se comparando com os outros pode levar a decisões erradas e muitas frustrações com sua escolha profissional no futuro”, declara Luciano. O mentor de carreiras ressalta que cada um tem seu tempo, suas motivações, seus valores e suas habilidades.

7- Vença seus medos

O medo de errar e ser julgado por isso paralisa muitos profissionais. Contudo, conforme o escritor, as pessoas julgam as outras de qualquer forma em todas as circunstâncias. Sendo assim os profissionais devem agir mesmo com medo. “Tenha coragem para viver e para construir a carreira que deseja”, incentiva.

8 – Cometa erros

Errar faz parte da vida, desse modo, de acordo Luciano, o segredo do sucesso não é nunca errar, mas descobrir o que pode aprender com seus erros para crescer e se preparar melhor, caso tenha que enfrentar uma situação semelhante no futuro.

9 – Aceite e provoque a mudança

Conforme o mentor de carreiras, existem duas afirmações sobre a mudança que todo o profissional deve levar em consideração: a primeira é que ela é inevitável; a segunda é que ela precisa ser estimulada quando a realidade não acomoda o que se quer. “Não está feliz no trabalho, não gosta do seu gestor, provoque a mudança”, aconselha.

10 – Experimente muito

“Errar é acumular experiência”, diz o executivo de vendas. Desse modo, se errar é preciso, experimentar nunca é demais, principalmente no início de carreira, quando a cobrança por certezas é menor.  “Permita-se experimentar e descobrir do que gosta e do que não gosta”, orienta.

11 – Tenha um objetivo claro

No início de carreira não é necessário ter certeza do que se quer, mas é sempre bom ter um norte de onde se deseja chegar. Nesse ponto, segundo Santos, vale a pena cultivar a persistência. “Em um mundo cheio de distrações, persistir é a palavra de ordem”, afirma.

Facebook
Twitter
LinkedIn