Conheça minha trajetória de especialista em transformação digital

Minha história, como tantas outras, começa em Blumenau, onde eu nasci e fui criado até os 10 anos de idade, quando me mudei com minha família para a Alemanha. Após alguns anos, voltamos ao Brasil e a Blumenau. Por já ter vivido um tempo fora do País e aprendido alemão, consegui logo cedo, aos 17 anos e antes de terminar o Ensino médio, uma vaga na T-Systems, uma gigante do mundo da informática. Ainda trabalhando prestei vestibular, passei e me formei em Sistemas de Informação pela FURB (Universidade Regional de Blumenau). Após minha formação, tive a oportunidade de trabalhar em outra gigante, a SAP. Tanto na SAP, como na T-Systems, eu era o responsável por projetos tecnológicos de grandes empresas como Volkswagen, Bradesco e Bunge. Apesar do sucesso profissional, eu ainda sentia falta de algo.

Por mais que tenha passado algum tempo em tecnologia, sempre gostei da área de negócios, então, decidi pedir as contas e empreender. Foi aí que descobri uma nova paixão: o setor de alimentação e delivery. Assim, desde 2010 venho empreendendo no ramo de alimentos e bebidas. Durante oito anos, de 2010 a 2018, fui dono da Strand Bier e Das Bier Litoral, em Balneário Camboriú, um delivery de cervejas especiais. Ainda nas cervejas, em 2012, fui sócio do Empório São Patrício, franquia de quiosques de cervejas artesanais em shoppings. Chegamos a ter sete unidades da loja, incluindo uma até no Ceará, mas decidi sair e vendi minha parte em 2014. De 2015 a 2017, resolvi apostar em algumas startups, mas sem muito sucesso.

Acumulei essas experiências e, em 2018, quando ainda atuava no ramo das cervejas delivery, um dos meus clientes me ajudou a transformar minha vida. Tudo começou quando, Roberto Kist, sócio-proprietário da Pizza Bis e meu cliente, estava desenvolvendo o plano de franquias da pizzaria e precisava de alguém que tivesse experiência na área. Contei para ele de forma limpa todas as minhas experiências, desde os sucessos e até o que eu sei que poderia ter feito diferente. Então, ele me convidou para ajudar no projeto de franquias da Pizza Bis. Como sou movido a desafios, aceitei na hora. Vendi o delivery de cervejas e botei a mão na massa (não literalmente) para ajudar a pizzaria em sua expansão.

Após ajudar a Pizza Bis nas franquias, percebi que a empresa precisava de uma repaginada tecnológica e pude reunir minhas duas paixões nesse trabalho: tecnologia – minha formação acadêmica – e alimentação – minha descoberta profissional. A partir daí, mergulhei de cabeça na ideia para ajudar a pizzaria a entrar de uma vez por todas na era digital. Os resultados não poderiam ser melhores. Em apenas um ano, a Pizza Bis se tornou o restaurante que mais vende em Santa Catarina pelo iFood, uma das inovações que pude implementar.

Depois de ver os resultados, pensei: por que não abrir uma empresa e ajudar mais restaurantes? Foi daí que surgiu a ideia de fundar a Academia Delivery, empresa com a função de ajudar restaurantes na transformação digital, principalmente aumentando os lucros do delivery via aplicativos como Uber Eats e iFood.

Foi o que fiz. Agora, após reunir minha vocação com minha profissão, posso dizer que encontrei minha função na vida. Enxergo que meu objetivo enquanto empreendedor é otimizar o volume de negócios de bares e restaurantes por meio de práticas modernas de gestão, tecnologia e implantação de uma nova cultura organizacional alinhada à estratégia de cada negócio. E é isso que venho buscando fazer nos estabelecimentos onde atuo.

Para o futuro, espero continuar a ajudar cada vez mais as empresas do ramo da alimentação a entrar na era digital, se modernizar para poder vender mais e aumentar os lucros, principalmente em tempos de pandemia, onde o e-commerce se tornou fundamental para qualquer empresa. É isso que eu espero. E quem sabe num futuro próximo eu possa ser um dos melhores consultores em transformação digital de restaurantes do Brasil? Esse é o sonho e, para atingir essa meta, é preciso continuar trabalhando duro e, principalmente, evoluindo com as novas tecnologias que aparecem diariamente no mercado.

Facebook
Twitter
LinkedIn