Consultor internacional explica como engajar colaboradores de forma eficaz

Os riscos da liderança sempre foram altos, mas são cada vez maiores. De acordo com estudos do World Economic Forum Annual Meeting de 2017, líderes continuam enfrentando mudanças disruptivas e precisam estar preparados. Atualmente, os executivos devem elaborar a estratégia, impulsionar a inovação e desenvolver talentos para o futuro, ou seja, precisam trabalhar duro para aumentar a confiança dos colaboradores. Pensando em ajudar esses profissionais, Vince Molinaro, – Diretor Global de Soluções de Liderança da Consultoria Lee Hecht Harrison (LHH) – desembarca em Joinville no próximo dia 09 de maio para participar da ExpoGestão 2018.

Segundo Molinaro, que é um dos quatro palestrantes estrangeiros no evento, líderes não nascem prontos. Eles são moldados a partir de suas experiências e decisões, já que junto com liderança vem a responsabilidade de tomar decisões conscientes. “Para se tornar um líder legítimo, seja ele iniciante ou sênior, o profissional deve compreender plenamente o seu papel dentro da empresa e também praticar as quatro cláusulas do contrato de liderança: a liderança é uma decisão – Tome essa decisão; a liderança é uma obrigação – Cumpra a sua obrigação; a liderança dá muito trabalho – Seja forte; a liderança é uma comunidade – Conecte-se”, explica o diretor.

Molinaro afirma ainda que os gestores devem entender que a liderança é uma questão de decisão e que esta resulta em responsabilidades. “Não se trata apenas de uma promoção ou recompensa por um bom trabalho. Contudo, infelizmente, ainda há profissionais que cometem um dos maiores erros da carreira: achar que a liderança é apenas delegar tarefas e dar ordens. Pelo contrário, é uma atividade altamente transformadora e contínua”, completa o especialista.

Por outro lado, as organizações também devem cumprir sua parte, desenvolvendo uma cultura de liderança, na qual cultive gestores dos mais variados níveis dentro de uma ideia bem definida do que a empresa necessita. “E ao cultivar talentos com esse perfil, a companhia será capaz de construir uma rede forte de líderes alinhados com sua estratégia e que a comunicam para os colaboradores de forma eficiente e clara”, afirma Molinaro.

Além do conceito de “Contrato de Liderança”, o diretor falará também durante o evento sobre o que é a liderança hoje e como se preparar para ser líder amanhã e como desenvolver a capacidade de se reinventar, e transformar a realidade ao seu redor.

Sobre o autor: 

Vince Molinaro é autor e palestrante. Trabalha com o desenvolvimento de executi­vos seniores, líderes de Recursos Humanos e Conselhos de Administração. É Diretor Global de Gestão de Soluções Estratégicas da Lee Hecht Harrison (LHH), consultoria es­pecializada em transição de carreira e desenvolvimento de talentos. É coautor dos livros Leadership Solutions e The Leadership Gap. A obra “Liderança é um contrato” (Primavera Editorial) é o seu primeiro lançamento no Brasil.

Palestra “Contrato de liderança” na ExpoGestão 2018

Data: 09/05

Horário: 18h50min

Local: Complexo Centreventos Cau Hansen, Joinville

Facebook
Twitter
LinkedIn