Consultoria continuada ajuda MEI a virar microempresa

A legislação brasileira criou, em 2008, condições para o trabalhador informal se tornar um profissional legalizado como Microempreendedor Individual (MEI). Para apoiar esses empresários, o Sebrae em Rondônia possui uma série de ações, que vão desde a organização à melhor forma de gestão do negócio.

Em Vilhena, atualmente 24 microempreendedores interessados em ascender como empresas estão incluídos no projeto de Consultoria Continuada, que visa a organizar e direcionar esses estabelecimentos para o crescimento e, consequentemente, a mudança de categoria para Microempresa, a partir da conquista e manutenção de novos mercados e melhoria da gestão com foco na sustentabilidade.

A consultora Cristhiane Vieira da Rocha explica que a maior dificuldade do MEI é o controle financeiro e de informações, clientela, caixa, publicidade direcionada, entre outros, e que estes são fatores. “Por meio do diagnóstico, conseguimos observar onde estão as maiores dificuldades e, assim, traçar um plano de ação, com ferramentas de controle e apoio, que visam ao acompanhamento do desempenho desse profissional. Hoje, vemos que a maior dificuldade está nas finanças e o Sebrae oferece consultorias para que o microempreendedor melhore seu desempenho e, consequentemente, cresça.” 

Para a cabeleireira Michelle Andrade, a consultoria continuada foi decisiva entre investir na empresa ou fechá-la. Segundo ela, o conhecimento que possuía como profissional não supria suas necessidades administrativas e muitos erros diminuíam, consideravelmente, o lucro do seu salão de beleza. “A consultoria continuada agrega muito conhecimento, partindo desde a economia no uso de produtos ao controle financeiro completo do salão. Nos cursos aprendemos a trabalhar, mas não sabemos como cobrar valores que gerem lucro, por exemplo. Essa parceria oferece toda a visão administrativa e empreendedora que eu não tinha, o que resultava em ações erradas perante o cliente. Com as consultorias, que estão apenas começando, já sinto os primeiros resultados e, uem sabe em breve, poderei crescer e virar microempresa”.

O Projeto de Consultoria Continuada se estenderá durante três anos, com acompanhamento regular, palestras e capacitações.

Facebook
Twitter
LinkedIn