Consumidor tem mais poder no mundo da moda

Consultor afirma que cliente quer ser surpreendido, emocionado e encantado. Para o profissional, não há inovação sem audácia

O mundo da moda passa por uma revolução. As marcas, lojas e demais empresas do setor não mandam mais no mercado. As empresas precisam entrar no sonho e no imaginário do cliente e a melhor ferramenta para isso é o design e a inovação. A opinião é do diretor-presidente da Consultive Holding – consultoria para marcas de roupa do país –, Edson D’Aguano.

“Quem dita regras agora é o consumidor final. Ele quer ser surpreendido, seduzido, encantado e emocionado”, afirma D’Aguano. Para ele, acabou a mesmice e ninguém mais vai comprar o mesmo produto que já comprou ou usou. “Não tem inovação sem audácia. Os novos produtos terão de ter identidade pessoal. É como se o mesmo produto vendido em série fosse apresentado para cada pessoa de forma diferente”, diz.

D’Aguano participa de um talk show no 8º Seminário Design e Inovação MT, promovido pelo Sebrae no Mato Grosso. O evento acontece na noite desta terça-feira (29) e na quarta-feira (30), nos três turnos. O especialista vai apresentar propostas de como as empresas mato-grossenses podem inovar produtos a fim de fortalecer a marca no mercado

Outro talk show do seminário tratará sobre a mudança de hábitos focada no comportamento gourmet, pelo qual o consumidor escolhe, degusta, incorpora e compartilha com a sua rede social a experiência vivida. A conversa também vai reforçar a importância da marca e da intencionalidade clara para o crescimento da empresa.

O 8º Seminário Design e Inovação MT tambem terá oficinas, como a que vai mostrar formas de conquistar a atenção dos clientes por meio da vitrine. O facilitador será Manoel Alves Lima, considerado o papa do vitrinismo no Brasil. De acordo com a consultora para Comércio e Serviços do Sebrae, Denise Pimpim, a vitrine é a primeira forma de conquistar o cliente, principalmente para o comércio. A intenção do evento é proporcionar aos empresários a oportunidade de aprender como tornar a empresa ainda mais atrativa. “Essa é uma excelente oportunidade de entender como arrumar a casa para receber esse cliente. Aprender a adequar todos os aspectos de apresentação e assim reforçar a marca”, explica Denise.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn