Criadores de marcapasso gástrico buscam investidor nos EUA

Catarinense InPulse participará de missão empresarial ao Vale do Silício, na Califórnia

Os últimos meses têm sido de muitas novidades e boas notícias para a startupcatarinense InPulse. Em julho, a empresa foi classificada em primeiro lugar pelo projeto Startup Brasil graças ao AFTscan, um sistema inovador para diagnóstico da neuropatia diabética. O produto recebará investimentos de R$ 192 mil.

Entre os dias 7 e 13 de setembro, dois dos sócios participam de missão ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA), por meio do projeto Startup SC do Sebrae Santa Catarina, junto de proprietário de outras oito empresas do estado. Mais do que visitar o polo de inovações tecnológicas, científicas e de mercado, a InPulse também estará no TechCrunch Disrupt, o maior evento de empreendedorismo digital do mundo. Palestras, debates e uma competição entre 30 startups fazem parte da programação.

Para Jonatas Pavei, diretor comercial de empresa, o objetivo da viagem é conhecer o ecossistema do Vale do Silício que envolve vários empreendimentos da área de cuidados com a saúde. “Sabemos que grandes representantes do setor estarão lá, então o contato com eles será fantástico. Esperamos validar o nosso modelo de negócio junto a investidores e, principalmente, a profissionais de nosso segmento”, destaca.

Na mala, os sócios levam o projeto do marcapasso gástrico para o tratamento da obesidade. De acordo com Pavei, o princípio de funcionamento do produto baseia-se no acoplamento da atividade elétrica gástrica com as respostas hormonais do sistema nervoso central. “A eletroestimulação gástrica está sendo referenciada como a primeira opção de tratamento da obesidade, devido a sua potencial eficácia, baixo risco, reversibilidade da doença, sendo uma grande aposta internacional”, explica.

Mais do que auxiliar no tratamento da obesidade, o estudo da técnica da eletroestimulação implantável também está relacionado a pesquisas com outras aplicações, como no tratamento de Alzheimer, Parkinson, epilepsia, incontinência urinária e psicopatias como a depressão.

Perfil

A InPulse, de Florianópolis, desenvolve soluções para Engenharia Biomédica por meio de sistemas embarcados, softwares de interface e aplicações na internet. A empresa foi criada em 2011 e faz parte do MIDI Tecnológico, incubadora mantida pelo Sebrae em Santa Catarina e gerenciada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate). Também possui uma parceria com o Instituto de Engenharia Biomédica da UFSC.

Facebook
Twitter
LinkedIn