Estimular a criatividade de colaboradores é aposta de empresa de TI para solucionar desafios

Homem jovem escrevendo em um bloco de anotações em uma mesa com um computador ao lado

A criatividade é uma habilidade que tem sido destaque não apenas de atividades relacionadas à produção artística e cultural, como também no mercado de TI. Mas qual seria a relação entre criatividade e tecnologia da informação? Para a empresa brasileira desse segmento, FCamara – que foi eleita a 8º melhor empresa para crescer na carreira em São Paulo, de acordo com a Exame 2017 – tem toda relação.

A FCamara foi reconhecida nacionalmente por seu programa de formação. “Nós acreditamos que o capital intelectual é mais valioso do que apenas a tecnologia em si, por isso, investimos para que nossos novos talentos consigam desenvolver habilidades pessoais, como a criatividade, e aplicá-las na solução dos desafios dos nossos clientes”, explica Thiago Lima, sócio e responsável pelo programa de formação da FCamara.

Os novos talentos da empresa passam necessariamente por um programa específicom que integra um estágio remunerado de 3 meses, com possibilidade de efetivação, que tem como objetivo familiarizar os futuros colaboradores com o código de valores da empresa e prepará-los para os desafios que enfrentarão durante a rotina de trabalho. Inspirado nos modelos utilizados por startups do Vale do Silício, todos os funcionários que já passaram por essa etapa são responsáveis por contribuir na formação dos próximos participantes. O programa inclui coaching filosófico e uma série de atividades que colocam à prova além da capacidade criativa, habilidades como autonomia e conhecimentos multidisciplinares.

Para estimular a criatividade, os participantes são inseridos em desafios reais dos clientes e, como não são exigidos conhecimentos específicos na área para fazer parte do programa, o participante que se destaca é aquele que tem mais capacidade de solucionar de forma criativa qualquer questão.

Criatividade de colaboradores aumenta resultados

Os resultados podem ser observados tanto no ambiente interno da empresa, que foi considerada a 8º melhor para crescer na carreira em São Paulo pela Exame 2017, quanto nos serviços prestados aos clientes.

Responsável por atender 8 dos 10 maiores players do comércio eletrônico brasileiro, a FCamara foi considerada a melhor empresa de serviços para e-commerce, segundo o Prêmio ABCOMM de Inovação Digital 2017, e, este trabalho de formação aliado ao desenvolvimento de métodos exclusivos de atuação, aumentou em 66% as chances de sucesso em projetos, comparado aos modelos tradicionais do mercado de TI.

Facebook
Twitter
LinkedIn