Cuidados com a síndrome de burnout no ambiente de inovação

Jean Patrick coach burnout

Especialista em treinamentos para empresas, o master coach Jean Patrick alerta para o crescimento da síndrome de burnout devido às pressões por metas agressivas

O segmento de startups tem criado negócios inovadores e, inclusive, unicórnios, contribuindo para o desenvolvimento do empreendedorismo no País. Mas, tão importante quanto promover e escalar a inovação é a gestão de pessoas, que requer times engajados, satisfeitos e saudáveis. Contudo, segundo o master coach e treinador comportamental Jean Patrick, CEO e founder head coach do Instituto Jean Patrick, diversos profissionais de startups vêm pedindo demissão e apresentando sintomas da Síndrome de Burnout, em função de metas agressivas e da falta de ações que ajudem a reter esses talentos.

“A pressão por resultados pode ser especialmente intensa em empresas que precisam escalar rapidamente o negócio, e temos constatado a fixação de metas muito agressivas em algumas startups, cujos profissionais estão manifestando a Síndrome de Burnout por não se sentirem capaz de atingir os objetivos esperados”, conta Jean Patrick. Ele explica que, embora o fenômeno do burnout seja constatado em empresas de todos os perfis e portes, ele encontra um ambiente mais propício em empresas que trabalham com metas muito arrojadas, como as startups.

“Temos visto talentos se afastarem do trabalho, com sintomas de burnout, ou mesmo pedindo demissão, por se sentirem incapazes de responder às metas estabelecidas”, destaca Jean Patrick.

Na atividade de master coach, Jean Patrick atua na orientação tanto de profissionais que buscam um redirecionamento da carreira quanto para gestores e lideranças das empresas, em treinamentos comportamentais. E ele explica que nem sempre os gestores sabem colocar de forma adequada, para os colaboradores, questões como o cumprimento das metas.

“Os líderes, em geral, usam uma abordagem única para falar com as pessoas, sem considerar as características e o perfil de cada uma delas, e quando os colaboradores se sentem incapazes de atingir as metas, principalmente quando elas são muito agressivas, isso pode desencadear estresse e até mesmo levar ao burnout, além de provocar demissões”, observa Jean Patrick.

Por isso, é fundamental que a empresa faça um diagnóstico e mapeamento para entender qual é o perfil comportamental do time e como as lideranças estão abordando temas relacionados ao desempenho, entre outros, junto aos colaboradores, A partir de uma análise adequada, é possível traçar um plano de ações para promover mudanças de impacto positivo no ambiente de trabalho.

Sobre Jean Patrick – Com mais de 20 anos na área de treinamento e 11 mil horas de sessões, Jean Patrick é um profissional com ampla especialização na área, com certificado em treinamento comportamental e internacionais na área de Master Coach e Master Practitioner em PNL, MBA em gestão empresarial, além de atuar como palestrante internacional e ser autor de dois livros.

Facebook
Twitter
LinkedIn