De zero a milhões: como é possível crescer (e muito) durante uma crise

Já começo esse artigo afirmando – não é sorte e muito menos fácil. A verdade é que a grande maioria que se arrisca no mundo empreendedor passa por um looping de incertezas, fracassos, medos, anseios e dificuldades, ainda mais quando você decide abrir um negócio em meio à crise. Aí sim, as pessoas vão dizer que começar algo em um ano desfavorável, economicamente falando, é um tiro no pé e com certeza é nadar contra a maré. Porém, não foi o que aconteceu conosco e podemos lhe provar o porquê!

No início desse ano, meus sócios e eu resolvemos empreender juntos e criamos uma startup que hoje já é considerada a maior rede de mercados autônomos e inteligentes do Brasil. Na época, nosso principal objetivo era levar mais comodidade para as pessoas na hora de fazerem suas compras, sem ter a necessidade de sair do condomínio, proporcionando mais segurança, experiência inovadora e agilidade.

Porém, ninguém imaginava que logo no começo do ano iríamos nos deparar com uma pandemia que praticamente virou de cabeça para baixo milhares de negócios. Confesso que foi assustador, pois acompanhamos o fechamento de inúmeras empresas em um curto período. Mas ainda assim, sabíamos que o projeto que tínhamos em mãos seria mais eficiente em um momento como esse, em que as pessoas precisariam se isolar para evitar a disseminação do vírus. E foi em meio a crise que decidimos escalar nossa startup.

Hoje, além de levar conforto para milhões de pessoas em seus lares, também criamos uma oportunidade para aqueles que tiveram que fechar seus negócios e viram no mercado autônomo uma oportunidade de empreender. Abrimos mais de 300 licenças em diferentes estados, aumentamos o número de funcionários de quatro para 100 em apenas seis meses e nosso faturamento partiu do zero e já totalizou mais de R$ 5 milhões em um dos períodos mais difíceis da economia brasileira.

Realmente não foi um caminho fácil, nos arriscamos porque enxergamos um potencial no mercado e acreditamos em nosso sonho. Hoje, se alguém pergunta quais dicas eu posso dar para quem deseja empreender eu reforço – nunca desperdice uma boa crise. Entenda que empreender é resolver problemas e o que mais existe em um momento de instabilidade são situações que precisam de solução. Não desperdice tempo em busca de um produto genial e siga esses cinco pilares: querer empreender; fazer o suficiente (merecer e ser capaz); acreditar no seu sonho ou projeto; ter um time que compre a sua ideia e vista a camisa, e por fim, é necessário amar o que faz. A verdade é que não há fórmulas mágicas, mas tenho certeza que sem esses cinco passos que listei aqui, o caminho será bem mais difícil.

*Eduardo Córdova é CEO do martket4u, maior rede de mercado autônomo e inteligente do Brasil.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn