Descubra quatro passos para que PMEs tenham êxito no e-commerce

e-commerce empreendedor

*Por Rodrigo Serafim, Gerente de Vendas SMB da Zebra Technologies no Brasil

O ano de 2021 foi agitado para consumidores, varejistas, empresas de logística e para todos os atores que fazem parte da cadeia do Varejo e do e-commerce, até mesmo as empresas menores. Parece que nos últimos 12 meses, o mercado amadureceu e cresceu o equivalente a cinco anos. Muitos negócios pequenos surgiram ou se consolidaram nesse meio tempo, na esteira da pandemia de COVID-19 e pela crise econômica.rodrigo Serafim empreendedor zebra technologies

O ritmo acelerado deve continuar em 2022 e, na era da digitalização, e-commerces de todos os tamanhos precisam levar novas prioridades em consideração como criar experiências de compra on-line sem atrito e cadeias de suprimentos que levem os pedidos à porta do cliente dentro do prazo.

Soluções tecnológicas podem ajudar PMEs a organizar seus depósitos, rastreando de forma eficiente o estoque e coletando, embalando e enviando pedidos. Acompanho o processo de automação de muitos negócios pequenos e posso garantir que o investimento em digitalização minimiza as dores do crescimento e abrem caminho para sonhos ainda maiores. Podemos falar que a tecnologia pode apoiar e-commerces menores em cinco áreas:

  1. Empoderamento de equipes

O setor de Varejo e e-commerce como um todo está apostando em soluções que tornem o trabalho dos times mais gerenciável e menos estressante. Fornecer aos funcionários dispositivos móveis intuitivos, ergonômicos, confiáveis e personalizáveis pode contribuir para tornar o trabalho no estoque e no centro de distribuição mais agradável. Scanners portáteis e acessórios que deixam as mãos do colaborador livres permitem que os trabalhadores executem tarefas com eficiência e precisão. Quando combinadas com o software correto e as ferramentas de digitalização e impressão adequadas, essas soluções de mobilidade também otimizam fluxos de trabalho e impulsionam a produtividade até de negócios menores.

  1. Ampliação de visibilidade

Para garantir que os compradores tenham total visibilidade de cada etapa de seu pedido, e-commerces precisam investir em visibilidade e rastreio com dispositivos que escaneiam itens e processam pedidos. Com os aparelhos conectados a sistemas de back-end, é possível ter acesso às informações do pedido em tempo real. O monitoramento de pacotes é algo que varejistas maiores oferecem e que os consumidores já estão acostumados. Portanto, negócios menores não podem ficar para trás e devem se focar em oferecer o mesmo nível de conforto e informação que os concorrentes grandes.

  1. Previsão de demanda

As pessoas responsáveis por estoques e centros de distribuição de e-commerces em crescimento devem ter a capacidade de prever a demanda com base no desempenho e na disponibilidade de SKUs. Impressoras que imprimem etiquetas que identificam produtos são o primeiro passo para obter mais visibilidade de estoque e, consequentemente, maior noção do que está sendo vendido e em que ritmo, sinalizando caso um produto esteja saindo muito bem e precise ser encomendado novamente.

  1. Redução de vulnerabilidade

Cibercriminosos estão aproveitando o boom das vendas online para agir. Portanto, permitir que os funcionários executem tarefas com dispositivos pessoais pode expor toda a cadeia de suprimentos a riscos de malware.  Para reduzir vulnerabilidades, o ideal é que até mesmo negócios pequenos equipem funcionários com dispositivos corporativos que possam ser gerenciados de maneira integrada.

Num primeiro momento, a perspectiva de investir em digitalização pode parecer assustadora para negócios que estão dando seus primeiros passos, mas há soluções acessíveis para todos os tipos e tamanhos de operação. A aposta em tecnologia permite não apenas que PMEs enfrentem os desafios de hoje, mas também que estejam preparadas para as oportunidades de amanhã.

 

Sobre a Zebra – A Zebra (NASDAQ: ZBRA) empodera a linha de base de negócios em setores diversos como varejo/comércio eletrônico, manufatura, transporte e logística, saúde e outras indústrias para que elas alcancem vantagens competitivas. Com mais de 10.000 parceiros distribuidores em 100 países, oferecemos soluções sob medida para toda a cadeia, conectando pessoas, ativos e dados de forma inteligente para ajudar nossos clientes a tomar decisões de negócio relevantes. Nossas soluções são líderes no mercado e elevam a experiência de compra: rastreiam e gerenciam estoques, bem como otimizam a eficiência da cadeia de suprimentos e o atendimento ao paciente, por exemplo. Classificada entre as melhores empresas empregadoras nos Estados Unidos nos últimos quatro anos, a Zebra ajuda seus clientes a aproveitar sua vantagem competitiva. Para mais informações, acesse www.zebra.com.

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