Dia Nacional do Combate ao Câncer: inteligência artificial ajuda na detecção precoce e diagnóstico da doença

Quando falamos de algoritmos de Inteligência Artificial, falamos de uma infinidade de possibilidades, as quais transformarão radicalmente as profissões que teremos em 20 ou 30 anos. Mais do que assistentes de voz encontrados em smartphones ou sugestões de rotas que atuam em aplicativos de trânsito e navegação, já tão conhecidos e utilizados pela maioria das pessoas, estamos falando de algoritmos sofisticados idealizados para analisar comparativamente características da imagem e auxiliar na melhoria dos diagnósticos.

Com a chegada do Dia Nacional do Combate ao Câncer – 27 de novembro -, o eco sobre a importância da conscientização e prevenção fica ainda maior entre instituições, empresas e a população no geral. Prevenir-se nada mais é do que incorporar uma série de pequenos hábitos saudáveis no dia a dia, aliados aos exames rotineiros. É aí que a inteligência artificial entra.

Com o aprimoramento dos algoritmos e tecnologias, a tendência é que os sistemas de IA se tornem melhores e mais confiáveis que outros métodos convencionais na detecção precoce de pequenas lesões.

“Um diagnóstico precoce de câncer não só aumenta a chance de cura, como faz com que o tratamento seja menos agressivo para o paciente. Daqui em diante, a tendência é apostar cada vez mais nessas ferramentas aliadas à IA – elas são parte de um caminho sem volta para elevação da assertividade dos procedimentos diagnósticos a um novo patamar, auxiliando nos desafios clínicos do setor médico e gerando informações de valor aos profissionais e pacientes”, explica Nelson Ozassa, Diretor da Divisão de HME da Samsung Brasil.

A Samsung, referência em equipamentos médicos, conta com um amplo portfólio relacionado à IA nas mais variadas aplicações clínicas. Por exemplo, por meio da tecnologia S-DetectTM é possível se obter uma avaliação minuciosa e mais assertiva do diagnóstico de mamas e também da tireoide no que se refere à classificação de possíveis lesões cancerígenas, atuando como uma segunda opinião para os usuários dos nossos sistemas.

A marca possui aparelhos híbridos atuando nas áreas de ginecologia, ortopedia, mastologia, anestesia, obstetrícia, urologia, radiologia e cardiologia.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em http://news.samsung.com/br

Facebook
Twitter
LinkedIn