Dicas essenciais para empreendedores de primeira viagem

Com o aumento do desemprego, o número de pessoas que trabalham por conta própria também cresceu. Segundo o Portal do Empreendedor do Governo Federal, o país fechou o mês de março com mais de oito milhões de Microempreendedores Individuais (MEI).

Pensando nisso, Thiago Ramalho, diretor da Gela Boca e o responsável por transforma-la de uma sorveteria em uma rede de franquias de sorvetes com mais de 60 unidades pelo país, lista sete dicas essenciais para ajudar empreendedores de primeira viagem a terem sucesso em seus negócios.

“O empreendedorismo pode ser uma ótima opção para quem está cansado de procurar emprego e não consegue entrar no mercado de trabalho. Porém, é necessário alguns cuidados para que sua empresa dê certo.  Foco, estratégias e atitude podem ser os elementos primordiais para te levar ao sucesso no mundo dos negócios”, comenta Thiago.

Confira abaixo as dicas do especialista:

 1- Fuja da informalidade

A formalidade é necessária para todos os negócios. Além de ser uma atividade legal, também aumenta a credibilidade perante o seu público. As pessoas preferem pagar em uma conta jurídica do que física. Ser formal aumenta a confiança do cliente em relação a sua empresa.

2- Tenha foco

Essa é uma das principais dicas. Empreender não é fácil, e por diversas vezes você pode pensar em desistir. Por isso é necessário ter foco. Persistir em seus objetivos, assim como se organizar diariamente para realizar as pequenas atitudes para atingi-los faz parte da realidade de todo empreendedor. Grandes empresas e multinacionais um dia foram PMEs, e só cresceram devido ao foco de seus gestores.

 3- Pesquise a concorrência e o mercado

Ao escolher o segmento em que vai atuar, é necessário realizar o benchmarking daquele mercado, ou seja, pesquisar a concorrência. Além de saber se o negócio é rentável, essa ação pode te dar excelentes insights de como atuar e se posicionar para seu público.

4- Inove

O mundo está mudando, e não podemos ficar presos a antigos padrões. Saber como empresas de determinado segmento atuavam no passado é importante, porém, inovar é mais do que necessário. O comportamento das pessoas mudou, e acompanhar essa mudanças podem ser fatores essenciais para chegar ao sucesso.

5- Busque canais de divulgação

Tão importante quanto prestar serviços e fornecer  produtos de qualidade, é buscar os canais de divulgação adequados para seu público. Nesse aspecto, a internet veio a somar. Redes sociais, e-mail marketing, vídeos, entre outros, podem ser excelentes meios para divulgar o seu negócio, mas não precisam ser os únicos. Estratégias de marketing por panfletagem, televisão, rádio, outdoors, também são opções que não devem ser descartadas.

6- Defina o valor do seu produto ou serviço

Compare com a concorrência. Analise qual a média do valor do seu produto ou serviço no mercado. Mais do que isso, observe os pontos fortes e pontos fracos que ele possui, e com base nisso busque alcançar um preço adequado. Lembre-se que a precificação deve ser justa tanto para você quanto para seus clientes.

7- Foque na gestão

Uma empresa é formada por diversos setores diferentes, como marketing, contabilidade, vendas, operacional, entre outros. A tarefa do empreendedor é fazer com que esses setores funcionem corretamente e de acordo com os objetivos da empresa. E é aí que entra a gestão. Acredite no potencial das pessoas e as oriente para que elas façam um trabalho de acordo com as metas da empresa.

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