Dicas de especialista para alavancar a imagem digital

Jardel Edebran empreendedor

Especialista lista cinco dicas de marketing para profissionais da beleza alavancarem o posicionamento na internet

Estar bem posicionado nas mídias digitais é indispensável para quem trabalha “vendendo” beleza, como é o caso de cirurgiões plásticos, dermatologistas e outros profissionais da saúde especialistas em beleza e estética. Ainda mais no Brasil, considerado o 4º maior mercado do mundo no segmento da beleza – portanto com uma concorrência cada vez mais acirrada. Consultamos o especialista em marketing da beleza Jardel Edebran, catarinense radicado em São Paulo que possui formação nas áreas de Marketing, Moda e Design, que concilia o trabalho de criador de conteúdo digital com a direção da Beauty & Brands, agência sediada na capital paulista que atende dezenas de profissionais da área. “É mais do que criar conteúdo, é sobre branding e posicionamento, sobre como estes especialistas em beleza devem se posicionar para conquistarem ainda mais autoridade”, explica Jardel.

Confira as 5 dicas:

1) Posicione-se!

“Busque, como profissional, fazer com que sua mensagem seja compreendida de forma clara. Seu posicionamento, valores de marca e branding pessoal devem estar claros para você; somente assim eles serão transmitidos para seus seguidores e clientes de maneira efetiva. Invista em uma linguagem pessoal, humanizada, em uma identidade visual atrativa, tenha um propósito claro sobre quem você é e como seu trabalho pode ajudar seu seguidor/cliente. Envolva com um discurso atualizado e diferenciado”.

2) Não tenha vergonha de vender

“As pessoas acham que ser ‘vendedor’ é algo que deslegitima seu trabalho. Costumo dizer que a venda é um processo indireto: você apresenta seu posicionamento, suas ideias, seu conteúdo, para que então seu seguidor se envolva em seu universo, fazendo com que a venda aconteça naturalmente. Porém, não podemos deixar de, de fato, vender. Por isso, é importante que o pré e pós-venda estejam alinhados com sua equipe. Quem irá responder seu Instagram? Quem será responsável por entrar em contato com seu seguidor? Quem irá guiá-lo para que ele chegue à sua empresa e consuma seus produtos? Não esqueça da gestão e dos processos”.

3) Tenha uma Direção Criativa

“Fuja da mesmice. Seu instagram é sua vitrine! Investir em conteúdos criativos, imagens interessantes, vídeos, IGTV’s, Reels, tudo isso faz parte do universo digital. A rede social entrega seu engajamento através da sua relevância e criatividade. Dirigir criativamente seu Instagram é trazer a experiência física para a experiência online, e vice-versa. Seu seguidor/cliente deve se encantar com aquilo que você cria. Mostre interesse e dedicação. Busque inspiração para, assim, inspirar pessoas”.

4) Dedique um tempo a criar conexões online

“Você está respondendo seu seguidor? E seu cliente que foi até sua empresa? Você tem as redes sociais dele? Você cria um banco de dados com esses contatos? Você curte as fotos dele? Sabe seus hábitos de consumo? Faz enquetes para saber o que ele pensa ou quais são suas dúvidas? Quais suas queixas? Suas dores? Interaja com seu seguidor. Não tem muito tempo? Delegue essa função a alguém da sua equipe. Hoje precisamos estreitar o relacionamento humano e digital, são dois fatores que devem caminhar juntos! O boca-a-boca continua sendo importante, assim como o Feed a Feed. Seu cliente terá ainda mais prazer de indicar você se as suas redes sociais estiverem bonitas e bem alimentadas”.

5) Organize, planeje e persista

“Organização é tudo! Pense que o Instagram é uma extensão do seu trabalho, exigindo a mesma dedicação que você tem com você e sua empresa. Você carrega a sua imagem e a da sua equipe. Planeje seu conteúdo semanalmente, busque novas fontes, assuntos relevantes que estão em alta no momento. Para manter seu público aquecido, invista em call to actions diferentes e interessantes, deixando seu feed atrativo, bonito e relevante. E não esqueça de sempre compartilhar com seus seguidores os novos conhecimentos que absorver na sua área, seja em pesquisas online, livros, cursos ou palestras, para ele ter a sensação de que, ao lhe acompanhar, estará sempre atualizado sobre o mercado”.

Jardel finaliza com mais uma dica preciosa, que aprendeu em um livro japonês, o método 5 S: Seiri (utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Shitsuke (disciplina) e Seiketsu (saúde e higiene) em minha empresa e em meu instagram, promovendo a disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho, através da consciência e responsabilidade de todos. “Lembre-se: você é o maior responsável, é o líder, a grande inspiração, seja para seus funcionários como para seus seguidores, então dê o exemplo”, conclui o expert em marketing da beleza.

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