Dicas para o empreendedor digitalizar o seu negócio e acelerar os resultados

digitalizar negócios

Empresa de soluções digitais apresenta recomendações para que o empreendedor não cometa erros e consiga destaque no ambiente online
Digitalizar um negócio atualmente já não é mais uma escolha. Pesquisas comprovam que mesmo quando o usuário efetua sua compra no estabelecimento físico, estudos de preço e opinião sobre determinado produto ou serviço na maioria dos casos acontecem antes, em meios digitais. Diante deste cenário, pessoas que buscam sucesso na implementação ou crescimento de sua presença digital devem sobretudo escolher bons parceiros para que a jornada da digitalização seja feita da melhor maneira possível, evitando erros ao longo do percurso. Para auxiliar empreendedores e empreendedoras nesta trajetória, Lívia Lampert, gerente de marketing e produtos na KingHost, empresa de hospedagem de sites e soluções digitais para empreendedores e desenvolvedores, elaborou 5 recomendações para empresas que pretendem se digitalizar.

Como saber se meu negócio está pronto para se digitalizar?

Passar por um processo de digitalização de um ou mais aspectos do negócio pode tanto beneficiar clientes quanto colaboradores, assim como abrir oportunidades de crescimento para o negócio, em qualquer segmento, que o analógico não permitiria.

Estar preparado para se digitalizar é mais amplo do que simplesmente contar com recursos tecnológicos (hardware e software). É necessário desenvolver habilidades de gestão, chamadas “soft skills”, tais como uma visão de transformação, uma mentalidade orientada à mudança e capacidade colaborativa.
Erros que devem ser evitados

O principal a se evitar é tentar fazer tudo sozinho. Dependendo da maturidade do negócio, o empreendedor pode ainda ser muito parte do dia a dia do negócio, executando diversas atividades, por ser muitas vezes o maior especialista no serviço ou produto do negócio. Na digitalização, porém, é importante escolher bons parceiros nessa jornada. Para apoiar uma organização na digitalização, especialistas em tecnologia darão ao empreendedor o apoio nas decisões sobre as melhores escolhas de compra de tecnologia e capacidade, conforme a necessidade de cada negócio, além de indicar fornecedores que tenham uma reputação reconhecida como prestador de cada serviço.

Outro aspecto que o empreendedor deve evitar na hora de buscar pela digitalização, é negligenciar a importância de investir em segurança da informação. Muitas empresas acabam deixando para investir em segurança apenas após um episódio de ameaça ou prejuízo de fato ocorrido por uma vulnerabilidade. No processo de digitalização, o empreendedor deve investir na implantação de uma cultura de segurança em todos os níveis da sua empresa.
Prepare seus colaboradores

A preparação dos colaboradores é essencial para obter maior sucesso no processo de digitalização de uma empresa. Capacitações em assuntos como Agilidade podem apoiar a formação de uma mentalidade orientada à mudança e maior colaboração entre pessoas. Outro assunto muito pertinente a desenvolver se trata da experiência do cliente, uma vez que conhecer as necessidades e aquilo que o cliente vê como valor pode fortemente apoiar a introdução das ferramentas digitais.

O ambiente digital está em constante evolução

O digital é um ambiente essencialmente dinâmico, no qual tanto forças internas quanto externas levarão todo negócio a buscar constantemente atualizações. Por isso a digitalização deve ser entendida como um processo incremental, e não como um projeto finito. Pode ser que um sistema que foi implantado requeira atualizações pois novas características ou funcionalidades foram adicionadas, ou porque uma vulnerabilidade ou erro foi reconhecido e corrigido.

 

Sobre a KingHost – Fundada em 2006, em Porto Alegre, a KingHost é uma empresa de soluções digitais para profissionais de tecnologia e empreendedores, sendo referência em hospedagem de sites. Atualmente, a marca investe na diversificação do portfólio para simplificar a relação com a tecnologia de pessoas com ou sem conhecimento técnico. Com serviços que incluem desde computação na nuvem até ferramentas que otimizam o posicionamento dos sites nos buscadores online.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Você também vai gostar de: