Distribuidor aposta em e-commerce e cresce 10 vezes em um ano

Criado há cerca de quatro anos, o e-commerce Grande Eletro era uma iniciativa secundária dentro do Ricopeças, tradicional grupo paranaense com 30 anos de atividade no mercado B2B de eletrônicos. Frente à instabilidade econômica brasileira e a expansão do comércio virtual, no entanto, o foco da empresa se redirecionou ao consumidor final, com o objetivo de ampliar seu espectro de atuação. Após um investimento de R$ 5 milhões da matriz, a loja online cresceu 1.000% em um ano e deve fechar 2018 com faturamento na casa dos R$ 16 milhões.

“Para não nos acomodarmos, decidimos expandir para o segmento que atende ao consumidor final, o qual demonstra um potencial maior de expansão”, conta Carlos Alba, gerente de e-commerce da empresa. Dados do relatório 38º Webshoppers indicam que o comércio digital cresceu aproximadamente 12% no Brasil no primeiro semestre deste ano. O atacado, por outro lado, expandiu-se em 3,2% em julho na comparação com 2017, segundo a ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados).

“É um mercado que precisávamos explorar”, afirma Carlos, responsável por traçar a estratégia de crescimento da loja virtual. O ponto principal foi oferecer uma boa experiência de compra ao cliente. Para tanto, foram deixadas de lado práticas do mercado como cross docking ou dock shipping, ou seja, venda de mercadorias sem tê-las no estoque.

No lugar disso, a empresa apostou em um estoque próprio, o que garante uma entrega mais rápida. “Claro, ainda dependemos de uma estrutura logística nas estradas, que foge ao nosso controle, mas conseguimos alcançar um índice de satisfação bastante alto dos consumidores”, afirma o gerente.

Para tornar o nome da Grande Eletro conhecido e, mais importante, confiável, também foi necessário apostar em uma estratégia de marketing digital agressiva. O primeiro passo foi estabelecer uma boa inserção em marketplaces do setor. A partir daí, passaram a ser oferecidos melhores condições de parcelamento e frete grátis para alguns estados em compras feitas diretamente no site oficial.

Novos produtos

Inicialmente focada em eletrônicos e acessórios, como antenas e conversores, o e-commerce expandiu a oferta de produtos que agora inclui TV, fogões, instrumentos musicais, itens para cozinha, linhas industriais, entre outros. A expectativa da empresa é atingir um faturamento de R$ 20 milhões no primeiro semestre de 2019 e R$ 50 milhões ao final do ano. Mas, de acordo com Carlos, o cenário pode ser ainda melhor.

“O setor inteiro aguarda um momento de mais estabilidade na economia brasileira. Isso melhoraria a confiança da indústria, que por sua vez seria capaz de trabalhar com mais previsibilidade de produção, reduzindo a variação de preços ao consumidor final”, diz. “Além disso, esperamos que o governo olhe com mais atenção para o setor de e-commerce”.

Sobre a Grande Eletro
E-commerce de eletroeletrônicos e produtos diversos. Fundada em 2014, a Grande Eletro ampliou sua atuação e presença digital no último ano, com foco em gerar boas experiências para o cliente. A empresa trabalha com estoque próprio e tem frete gratuito para grande parte dos estados brasileiros.

www.grandeeletro.com.br

 

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