EDP lança Smart Energy Lab em conjunto com Accenture

A EDP, companhia que atua em toda a cadeia do setor elétrico, vai criar o Smart Energy Lab ao lado da Accenture,consultoria global de gestão de negócios e tecnologia da informação. A iniciativa, que terá como base a cidade de Recife, enfoca o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias para o setor de utilidade públicas. Paralelamente, na sede da Accenture, em São Paulo, serão realizados os testes de mercado.

Durante visita ao Porto Digital de Recife, representantes de ambas as empresas assinaram um Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding, MoU, conhecido por suas siglas em iglês), que prevê o escopo e condições da parceria.

Essa iniciativa inclui a integração de colaboradores da Accenture e da EDP, com o objetivo de criar tecnologias inovadoras nas áreas de geração solar distribuída, soluções para gestão de energia, mobilidade elétrica, soluções financeiras e armazenamento de energia. O primeiro projeto do Smart Energy Lab terá como foco o desenvolvimento de uma solução voltada à geração solar distribuída baseada em tecnologia blockchain.

“Liderar a transição energética é um vetor fundamental da estratégia da EDP. O Smart Energy Lab, em parceria com a Accenture, nos permitirá acelerar o desenvolvimento das soluções que estão promovendo a transformação do setor”, afirma Miguel Setas, presidente da EDP no Brasil.

As inovações geradas pelo Smart Energy Lab poderão ser convertidas em produtos para a EDP Smart, marca do grupo EDP que reúne todo o portfólio de serviços de energia oferecidos pela Companhia para clientes empresariais e residenciais nas áreas de Comercialização no Mercado Livre, Comercialização Varejista, Eficiência Energética, Energia Solar, Mobilidade Elétrica e Serviços para o Consumidor Final.

“A colaboração com a Accenture, que tem competências complementares às nossas, nos ajudará a criar valor por meio do desenvolvimento de novas soluções para um mercado que não para de evoluir”, afirma Carlos Andrade, vice-presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da EDP no Brasil.

“O consumidor está cada vez mais consciente da importância de usar energia de forma limpa e eficiente, e temos um potencial enorme de desenvolver tecnologias inovadoras para suprir essa demanda”, afirma Adriano Giudice, executivo líder do setor de Utilidades Públicas na Accenture América Latina. “A Accenture, como uma empresa global, está à frente desse processo conjunto com a EDP, para construir uma estratégia verdadeiramente disruptiva no setor”, completa Giudice.

Sobre a EDP Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Geração, Distribuição, Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,5 milhões de clientes pelas suas Distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, tornou-se a principal acionista da CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 13 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Sobre a Accenture

A Accenture é uma empresa líder global em serviços profissionais, com ampla atuação e oferta de soluções em estratégia de negócios, consultoria, digital, tecnologia e operações.  Combinando experiência ímpar e competências especializadas em mais de 40 indústrias e todas as funções corporativas – e fortalecida pela maior rede de prestação de serviços no mundo – a Accenture trabalha na interseção de negócio e tecnologia para ajudar companhias a melhorar seu desempenho e criar valor sustentável para seus stakeholders. Com 477 mil profissionais atendendo a clientes em mais de 120 países, a Accenture impulsiona a inovação para aprimorar a maneira como o mundo vive e trabalha.

Facebook
Twitter
LinkedIn