Edtech chega ao mercado com soluções inovadoras para as instituições brasileiras

Otimizar o processo de transformação digital do ensino privado no país e potencializar o alcance da educação de qualidade, de forma inovadora, são os principais propósitos da Plataforma A+, o hub de soluções integradas para o sistema de administração escolar, gestão de conteúdo e compartilhamento do conhecimento.

Lançada ao vivo nesta quinta-feira, 10, em um evento virtual, apresentado pela professora universitária, Claudia Costin, e pelo empreendedor Gustavo Caetano, com participação de gestores de mais de 200 instituições, a edtech é fruto de um investimento inicial de R﹩ 30 milhões feito por um grupo de empreendedores do mercado de educação básica. A plataforma chega ao mercado com funcionalidades e ferramentas pensadas para abastecer todo o ecossistema educacional privado do país brasileiro, que hoje soma mais de 40 mil instituições.

“Estamos falando de um setor da economia que movimenta mais R﹩ 70 bilhões ao ano no Brasil. Quando analisamos os números da rede privada de ensino, são cerca de 10 milhões de alunos. É um segmento que carecia de uma solução inovadora com oportunidades reais para que as escolas se reinventassem e foi assim que desenvolvemos a Plataforma A+. Sabemos que não cabe mais manter um padrão de ensino. A liberdade acadêmica é uma urgente e estamos empenhados em preencher esta lacuna de forma eficiente”, revela Bruno Mota, CEO da Plataforma A+.

Atualmente, a plataforma já desenvolve soluções para uma das principais companhias educacionais do país, a Inspira Rede de Educadores. Em 2020, 50 escolas já contam com dados consolidados e integrados sobre o desempenho dos mais 30 mil alunos da rede. “Encontramos na Plataforma A+ sinergia absoluta com os propósitos, valores e missão da Inspira. Pouco antes da pandemia, já tínhamos percepção da relevância da transformação digital para o mercado da educação no país e por isso decidimos investir neste modelo de negócios. Hoje, olhando pelo retrovisor, vimos que foi o caminho certo a trilhar. A pandemia nos mostrou como a estratégia foi assertiva. A contribuição da Plataforma A+ para o desempenho que tivemos este ano, mesmo diante dos desafios do ensino à distância, é inquestionável e nos mostra que inovar é o que há de mais saudável para o setor”, confirma o CEO da Inspira Rede de Educadores, André Aguiar.

Criada para oferecer toda a estrutura de uma escola na palma da mão, a plataforma já nasce com o intuito de chegar a 160 mil alunos em até 4 anos e para isso segue investindo em desenvolver práticas que potencializam a comunicação entre gestores e conectam toda a rede em um único sistema, dando fluidez e fortalecendo também a relação de confiança aluno-professor. “É uma plataforma criada há pouco mais de um ano, com resultados expressivos conquistados em tão pouco tempo que nos permite ousar ainda mais. Por isso, dizemos que ela renasce agora. Expandimos o modelo de negócios para deixa-lo ainda mais robusto e versátil, para atender as mais diversas necessidades do setor. Já contamos com entregas aos setores administrativos, facilitando o acesso aos procedimentos operacionais. Os pais também já conseguem acessar toda a rotina escolar dos filhos, também recebem comunicados e dados consolidados do desempenho dos estudantes. Tudo de forma centralizada, integrada e com poucos cliques”, explica Mota.

Plataforma A+: negócios, oportunidades e versatilidade na palma da mão

A eliminação de etapas burocráticas no processo de matrícula e rematrícula é outro benefício da plataforma. Por meio da Plataforma A+, em apenas 7 minutos é possível inserir os dados dos alunos, assinar contrato, gerar o boleto ou definir outra forma de pagamento. Além disso, o sistema permite que cada gestor personalize relatórios e indicativos, além da navegação, criando uma identificação visual dentro do hub. “Pensamos em todas as alternativas para diversificar o portfólio do nosso produto para que ele atenda todo os envolvidos na rede. Foram meses dedicados a elaborar um modelo de negócio que seja seguro e resolutivo, que garanta entregar valor à educação privada no País”, assegura Bruno.

Diante de um mercado de startups cada vez mais aquecido, outro diferencial do hub é a diversidade dos serviços ofertados e a possibilidade de expansão para atender os diferentes públicos e suprir as principais necessidades das lideranças educacionais. Segundo o CEO, a estratégia da Plataforma A+ é se manter atento às transformações e exigências do mercado exige para fornecer às instituições processos cada vez mais facilitadores de gestão para garantir perenidade de suas marcas e sustentabilidade econômica.

Quem já conta com as soluções garante “Quando olhamos para a Plataforma A+ vimos mais que um modelo de negócio inovador. Enxergamos também uma empresa planejada por nomes que estão no setor há mais de 20 anos e isso também nos deu confiança para o aporte. A Inspira Rede de Educadores tem uma história de muito trabalho e grandes conquistas e agregar a nossa marca – hoje presente em todo o país – à startup vai além de garantir ensino de excelência é ainda oferecer aos nossos alunos, professores e colaboradores um ambiente escolar digital harmônico, de credibilidade e alta qualidade acima de tudo”, destaca André Aguiar.

Com uma gestão alicerçada sobre os conceitos de transparência e credibilidade, a Inspira Rede de Educadores mantem um crescimento sustentável oferecendo a melhor experiência educacional para seus mais de 20 mil alunos que integram as 34 escolas conveniadas com a rede. “Vimos a necessidade de investir cada vez mais em ferramentas que priorizem todos os formatos de interações com gestores, colaboradores, professores, e, principalmente os pais dos nossos alunos. Nossa missão é garantir comodidade aos nossos clientes e assegurar a satisfação, com soluções seguras e eficientes, como a Plataforma A+”, conclui Aguiar.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn