Em quais mídias investir nas campanhas de final de ano

Adriano Oliveira

Sócio e head de atendimento da Publiset fala sobre a importância de escolher a mídia mais eficaz para veicular campanhas publicitárias

Escolher a mídia certa para veicular as campanhas publicitárias de final de ano é um dos grandes desafios para as empresas, que precisam aumentar as vendas, se destacar no mercado, conquistar o coração e a mente do público e transformar fãs em consumidores fiéis. A data é uma das mais lucrativas do comércio brasileiro e, por isso, exige profundo conhecimento dos profissionais de mídia responsáveis pela criação e veiculação das ações.

“Estratégias feitas às pressas e sem entendimento do potencial de cada mídia é, quase sempre, sinônimo de desperdício de dinheiro. Como nenhuma companhia quer ver seus investimentos serem desperdiçados, o apoio de especialistas é uma questão de sobrevivência”, explica Adriano Oliveira, sócio e head de atendimento da Publiset, empresa especializada em comunicação, marketing, veiculação, planejamento estratégico, criação, performance de mídia off-line, auditoria de resultados, leitura apurada de dados e uso de inteligência artificial.

Segundo Oliveira, os canais off-line, como a televisão e o rádio, oferecem ótimas possibilidades, pois conversam com o maior percentual de consumidores do país. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2019 (ano da última pesquisa) mostram que 96,3% dos lares brasileiros têm ao menos um aparelho de televisão em casa, o que não deixa dúvidas de que esta mídia tão tradicional oferece infinitas possibilidades e conversa com pessoas de todos os perfis. Como? Ao contar histórias memoráveis, emocionar, criar vínculos, lançar tendências, divertir e, assim, criar laços com os telespectadores.

De acordo com o head de atendimento da Publiset, só se cria essa conexão ao conhecer o comportamento do consumidor. São fatores como: horário que ele assiste à televisão e aos seus programas prediletos, quando e por qual motivo ele muda de canal, o que o emociona, qual conteúdo ele compartilha com os amigos e a família, quem dá a palavra final nas despesas do lar, entre outras informações, além das peculiaridades de cada veículo de comunicação.

“E esses dados tão preciosos são as ferramentas de trabalho dos especialistas da Publiset. É por meio da coleta de informação bem fundamentada, uso de dados e de inteligência artificial que analisamos e planejamos ações focadas em fazer o investimento de cada marca valer a pena”, enfatiza ele.

Além de entender o comportamento do consumidor e saber quais estratégias funcionam melhor em cada tipo de mídia, é preciso estar de olho nas ações da concorrência e nas novidades do mercado de mídia. “Como temos experiência no alinhamento das ações propostas , sabemos como ajudar o cliente a fazer a melhor escolha, otimizar os recursos da companhia e, consequentemente, colocar no ar estratégias para unir os canais on e off-line, ampliar o alcance da campanha e vender mais no final do ano”, finaliza Oliveira.

Um olho na ação outro no resultado

As empresas atendidas pela Publiset têm acesso em tempo real às principais informações de performance enquanto o anúncio é veiculado na TV ou no rádio, como: dados de momentos específicos, transmissões que estão ocorrendo ao vivo no canal no YouTube (e que podem impactar na repercussão), cliques nas redes sociais no momento exato da exibição e o clima em determinada região. Também é possível realizar comparativos com outras instituições similares que estão no ar. “Assim, o cliente consegue visualizar o comportamento do consumidor diante de seus olhos e definir as melhores estratégias de criação de conteúdo e veiculação”, finaliza Oliveira.

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