Empreendedor conta como trocou o direito pelo comando de uma rede de franquias

Julio Monteiro conta ao Eu, Empreendedor que sua vida e a Megamatte caminham juntas. Pelo relato dele, você verá que sim. Ele iniciou sua vida profissional na empresa da família, saiu, se formou em direito, trabalhou em grandes corporações, mas a paixão pelo varejo falou mais alto, como ele diz no depoimento a seguir.

Minha vida e a Megamatte caminham juntas. Em 1995, entrei num balcão pela primeira vez, na primeira loja própria, localizada no Largo do Machado no Rio de Janeiro. Ali começava minha paixão que é o relacionamento com o cliente. Ainda era um menino, mas seguia o script do que que fazer para alcançar a satisfação dos consumidores.

Em 1999, comecei como balconista e registro na Carteira de Trabalho numa outra loja própria. Foi onde comecei a entender o quanto atuar no varejo requer controle, rapidez e inovação. Em 2000 ingressei na faculdade de Direito e conciliava ao mesmo tempo minhas funções profissionais, na época era Supervisor de oito lojas próprias. No início de 2001, entendi que precisaria dar foco à minha formação e resolvi dar uma pausa. Me formei em 2005 e já estava contratado pela Oi como assistente jurídico e a minha promoção para advogado júnior veio com a carteira da OAB, que tive a honra de ser aprovado no concurso 31º com nota 9,0.

Em 2007, o sangue de empreendedorismo veio à tona e dei um dos maiores passos da minha carreira, mesmo tendo ouvido do meu chefe que eu não teria competência por ser muito novo – um chefe para quem eu dedicara parte da minha vida ao trabalho. Resolvi abrir meu escritório de consultoria e advocacia especializada em empresas junto com um amigo da faculdade. Desde a abertura do escritório até 2014 tivemos lucros em todos os meses e chegamos a ter quase 200 clientes, muitos deles ligados ao Franchising, área que me apaixonei em 2008.

Por quatro mandatos seguidos fui diretor da Associação Brasileira de Franchising. Em 2013 fui convidado pelo presidente da OAB para ser o Presidente da Comissão de Franquia Empresarial, que nunca existira antes e que tive a honra de ter sido o primeiro presidente. O ano de 2013 também me proporcionou uma mudança muito radical, pois fui convidado a assumir o cargo de CEO na Megamatte, selando meu retorno a essa empresa.

Desde então temos trabalhado arduamente em busca do crescimento positivo da empresa. Nos últimos cinco anos, o faturamento da rede cresceu 21,5%, investimos em diversas ações sociais e na gestão de alta performance de todas as unidades. Nosso grande objetivo está na expansão da marca por todo o país, claro, respeitando sempre nossos Alicerces: transparência, relacionamento, segurança, pessoas felizes, fundamento antes e experimento depois. Temos um Plano de Meritocracia muito organizado e com metas desenvolvidas em conjunto – profissionais e Conselho de Administração, que com certeza é um diferencial para fazer termos um ano muito especial para a nossa marca e nossos mais de 400 franqueados. Teremos 190 lojas abertas até abril de 2019 no Brasil.

Participe do Eu, Empreendedor. Clique no link www.empreendedor.com.br/participe e compartilhe sua história.

Veja mais sobre Eu, Empreendedor.

Facebook
Twitter
LinkedIn