Empreendedores expandem networking em edição do Programa Capital Empreendedor

Jefferson Araújo - CEO da ShowkaseJefferson Araújo - CEO da Showkase

Sebrae Paraíba acompanhou processo de participação de três startups do estado

O Programa Capital Empreendedor, desenvolvido pelo Sebrae com o objetivo de capacitar e aproximar empresas e investidores de todo o país, realizou a edição 2021 do Circuito de Investimentos nos últimos dias 24 e 25, de forma presencial, em São Paulo, e contou com a participação de três startups paraibanas. Com o apoio do Sebrae Paraíba, os empresários puderam participar do evento de conexão, resultando na ampliação do networking.

Ao todo, o circuito desta edição contou com a presença de 70 investidores e representantes de fundos de investimento que estiveram em contato direto com 50 startups do Brasil. Realizado durante dois dias, um deles foi exclusivo para promover as conexões com investidores, por meio de rodadas de conversas com duração de 20 minutos.

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Nilvânia Silva, a programação do Capital Empreendedor possibilitou networking e o início das negociações para captação de investimentos e parcerias de sucesso. “Me sinto realizada em fazer parte da equipe que atua com o projeto, capacitando startups e contribuindo diretamente para que seus negócios alcancem novos mercados, gerando novos empregos e renda para o estado e o país”, pontuou.

As startups paraibanas que participaram desta edição do Capital Empreendedor foram Mindsun, Moozk e Showkase. Entre os investidores e fundos presentes, estiveram BR Angels, Ace, Bossa Nova, Brazil Venture Capital, Harvard Angels, KPMG, WOW Aceleradora, CVC Anjo, Associação Anjos América Latina, entre outros.

Empreendedores relatam experiências      

O CEO da startup Moozk, Sérgio Brandão, que atua na área de shows e eventos, participou pela primeira vez do Capital Empreendedor. Segundo relatou, as expectativas foram superadas, tendo em vista que o programa oferece uma preparação completa para auxiliar os empreendedores no momento do networking. Para ele, participar do programa foi um divisor de águas para a empresa em 2021.

“Eventos como este são fundamentais para o ecossistema das startups, pois oportunizam conexões e interações com outros empreendedores, no qual existem partilhas de vivências e experiências. É importante também para se conectar aos mentores e investidores. O Sebrae exerce um papel fundamental nestas conexões e networking. No Capital Empreendedor, tivemos a oportunidade de conversar com quatro investidores de São Paulo, dentre eles a Harvard Angels, que já havia feito um contato anterior. Então, o evento foi importante para estreitar a conversa, trocar contatos e nutrir essa interação”, contou.

Já o CEO da startup Mindsun, Richard Bivar, que atua no segmento de eficiência energética, ajudando pequenas e médias empresas e indústrias a reduzirem seus custos em energia, também participou do programa pela primeira vez. Para ele, participar do Capital Empreendedor foi uma experiência incrível, permitindo aumentar as conexões no ecossistema de inovação.

“Sem sombra de dúvida, é um dos melhores lugares para fazer networking. A oportunidade de estar em uma ‘vitrine’ podendo expor seus negócios e trocar negócios e experiências com investidores e parceiros é algo que dinheiro não paga. Conexões muito bacanas são criadas em eventos desse tipo, aproximando as pessoas que fazem o ecossistema acontecer. O Sebrae foi muito assertivo e ajudou muito no processo, tanto de preparação para gerar conexões, quanto para proporcionar os momentos de conexão acontecerem, linkando ambas as partes com o intuito de gerarem negócio e impacto”, salientou.

Por sua vez, o CEO da Showkase, Jefferson Araújo, cuja startup é voltada para a área de software e e-commerce, contou que participar do programa foi uma experiência enriquecedora. “Pudemos vivenciar conteúdos que fizeram elevar bastante o nosso potencial no relacionamento com investidores e na busca de aportes para o crescimento da Showkase. Sem dúvidas, o networking acaba acontecendo antes, durante e após o evento, e estamos aproveitando bastante esses frutos com excelentes relacionamentos”, frisou, acrescentando que o Sebrae Paraíba foi um importante vetor na trajetória da empresa.

“Sempre nos apoiou com estratégias diferentes em cada fase da nossa história, desde a ideia até o levantamento dos primeiros recursos e primeiros investimentos. O Sebrae é um ator extremamente relevante para a nossa empresa”, enfatizou.

Facebook
Twitter
LinkedIn