Empreendedores inovam seus processos por meio da gamificação

Tendência crescente na área de educação, psicologia e negócios, a gamificação é o uso das dinâmicas dos jogos para melhorar processos corporativos ou pessoais. Por meio da estrutura de games (meta a ser conquistada, regras, prêmio para quem alcança o objetivo), é possível resolver problemas, aprimorar aprendizados, motivar pessoas, entre outras melhorias. 

Uma vertente da gamificação corporativa, por exemplo, busca estimular as habilidades em equipe.“Os jogos cooperativos ajudam na gestão e no desenvolvimento de pessoas. É muito natural para o ser humano agir de forma individual, pensando apenas em si mesmo, o que faz com que o senso de cooperação fique em segundo plano”, explica o especialista em comunicação, liderança e desenvolvimento humano e fundador da Conte, Matheus Jacob. A Conte é referência no treinamento de empresas e líderes em habilidades, como expressividade, influência e carisma.

“Por meio dos jogos, é possível ensinar as pessoas como lidar e agir em equipe e, comprovadamente, o desempenho e o resultado são muito melhores se comparados com outras iniciativas. Para isso, criamos um jogo, em um contexto totalmente diferente do trabalho, mas que mostre os ganhos de agir juntos, de forma cooperativa. Depois, fazemos a ponte disso para o cotidiano”, afirma Matheus.

Também de olho nessa tendência da gamificação, a Fugativa Escape Games e a XGEN, especialista em soluções de relacionamento digital, firmaram uma parceria para desenvolver um modelo treinamento corporativo gamificado, adaptado aos dias atuais por meio do chatbot, programa de computador que simula a comunicação humana. A ferramenta permite que empresas realizem treinamentos, avaliações e processos seletivos em um ambiente virtual moderno e envolvente.

Chamada de Chat Bot Game, a ferramenta pode ser desenvolvida nos principais canais de comunicação online, como WhatsApp, Facebook Messenger, WebChat, Apple Business Chat, Telegram e Google RBM, além dos próprios canais do cliente. A base de conhecimento, ou seja, o conteúdo necessário para o treinamento, pode ser criado tanto pelo cliente quanto pela equipe do Chat Bot Game.

“A ferramenta pode ser adaptada às necessidades de cada cliente, tanto em relação ao canal de comunicação utilizado quanto ao conteúdo”, explica Fabio Passerini, fundador e sócio-diretor da Fugativa. “A vantagem de um treinamento gamificado é que ele consegue despertar o interesse e promover o engajamento do participante, o que gera resultados muito melhores do que os métodos convencionais, além de ser capaz de avaliar habilidades como raciocínio abstrato e atenção”, explica. “A empresa também consegue saber em que etapa as pessoas estão errando mais para que possa reforçar o treinamento naquele ponto”.

O modelo disponível para testes simula o roubo a um museu. O participante recebe pistas que o levam na direção de desvendar o enigma – onde será o roubo, o que será roubado e para onde os assaltantes planejam fugir.

Investir na ferramenta virtual foi a maneira que a Fugativa encontrou de manter o negócio funcionando, uma vez que as atividades presenciais estão suspensas na cidade de São Paulo desde 18 de março. “Nós já temos experiência com treinamentos corporativos gamificados e dinâmicas de grupo em eventos. O que fizemos foi levar essa solução para o ambiente digital”, diz Passerini.

Sobre Matheus Jacob

Matheus Jacob é formado em Economia pelo Insper, mestre em Filosofia pela PUC-SP, com educação executiva em Liderança e Comunicação pela Chicago Booth Business School e em Retórica e Persuasão pela Harvard University. É autor dos livros ‘Homem que Sente’ (2016) e ‘Coragem de Existir’ (2019), considerado um dos escritores mais lidos e comentados nas redes sociais, com mais de meio milhão de leitores. Em 2019, Matheus fundou a Conte, empresa especializada no treinamento de empresas e líderes em habilidades de comunicação e liderança, como expressividade, influência e carisma.

Sobre a Conte

Fundada por Matheus Jacob em 2019, a Conte é referência em treinamentos de comunicação, liderança e desenvolvimento humano, trazendo o que há de mais sofisticado para líderes e empresas. Entre seus atuais clientes, estão as principais empresas do Brasil, como: Google, Itaú, BNDES, Honda, Danone, Nestlé, XP Investimentos, Red Bull, OLX, Pfizer, entre outras.

Sobre a Fugativa
Primeira empresa de escape games do Brasil e uma das mais conceituadas do setor, a Fugativa também foi pioneira ao adaptar os jogos de fuga para o mercado corporativo, tendo realizado treinamentos e dinâmicas para diversas empresas nos últimos anos.

Sobre a XGEN

Especialista em soluções de relacionamento digital, a Experience Generation, nomenclatura da XGEN, foi fundada em 2002. A empresa traz em seu DNA a paixão pela inovação, a excelência em seus serviços e a entrega de uma experiência memorável no atendimento aos seus clientes.

Facebook
Twitter
LinkedIn