Empreendedores negros têm mais crédito negado

Apesar de recorrerem mais aos bancos, número de respostas negativas é superior do que entre os brancos

Enquanto 57% dos empreendedores brancos que recorrem a um empréstimo conseguem ter uma resposta positiva das instituições financeiras, entre os negros, essa proporção cai para 44%, de acordo com a 11ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Essa realidade ocorre, apesar do número de empresários negros que pediram empréstimos ter sido superior ao de empreendedores brancos.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destaca que os empreendedores negros também estão um pouco mais endividados que os brancos e que as perdas de faturamento foram igualmente piores entre os negros, o que pode justificar parte dessa recusa dos bancos. “Enquanto 43% dos negros que são donos de pequenos negócios estão com dívidas e empréstimos atrasados, entre os brancos esse percentual cai para 32%. Essa pode ser uma das justificativas para uma maior recusa de crédito para esse público”, pontua o presidente do Sebrae.

A pesquisa ainda detectou que as perdas de faturamento são piores entre os empreendedores negros: 81% deles alegam ter tido perda de faturamento. Já entre os empreendedores brancos, essa proporção cai para 77%, apesar de ambos terem tido um valor de redução de vendas muito próximos a 50%. “Os empreendedores negros têm uma menor escolaridade, estão há menos tempo no empreendedorismo, atuam em atividades que não exigem muita qualificação e preparo e 70% são microempreendedores individuais, o que acaba afetando mais fortemente o desempenho desses pequenos negócios”, observa Melles.

Outro fator que preocupa ainda mais a sobrevivência desse perfil de empreendedores é que 77% dos negros dependem da empresa para sobreviver e o rendimento dos últimos 12 meses não foi suficiente para manter os gastos da família, para 69% dos entrevistados. Entre os brancos, os números são um pouco melhores: 65% estão conseguindo se manter apenas com os recursos recebidos da empresa que possuem. Esse dado explica o fato de que 58% dos empreendedores negros estão aflitos com o futuro da empresa, contra 55% dos brancos.

Facebook
Twitter
LinkedIn