Empreendedorismo feminino, autoestima e luta contra a gordofobia

empreendedora e influencer Renata Poskus

Conheça a história de Renata Poskus, uma das pioneiras na luta contra gordofobia, no empreendedorismo com foco em pessoas de corpos diversos e no incentivo ao autoconhecimento e autoestima das mulheres gordas

Independente da profissão e do sucesso alcançado, o corpo da mulher parece sempre ocupar o debate, as críticas e elogios que deveriam ser direcionados ao potencial de cada uma delas.

E quando a mulher está acima do peso considerado ideal pelos padrões estéticos o caminho para o sucesso e realização profissional é ainda mais árduo,  pois é preciso enfrentar a gordofobia que geralmente não é assumida, mas que existe por trás dos discursos de “cuidados com a saúde”, em apelidos e na desvalorização do corpo gordo em todos os postos como se a gordura influenciasse na inteligência e/ou nas capacidades profissionais.

Dia de Modelo – Empoderamento e Autoestima

Em 2009, Renata  Poskus criou o blog Mulherão para compartilhar e trocar experiências com outras mulheres acima do peso convencional, e foi percebendo o quanto a gordofobia e os padrões de beleza que enaltecem apenas mulheres magras minam a autoestima de mulheres incríveis que não se encaixam no estereótipo “capa de revista”.

Em um momento que precisava recuperar autoestima após um rompimento amoroso em que seu peso foi julgado, Renata pensou em fazer um ensaio fotográfico e chamou outras mulheres acima do peso padrão para também fazerem fotos. Assim nasceu o Dia de Modelo que a princípio teria apenas uma edição e que devido ao sucesso é realizado até hoje.

Renata percebeu que em um dia de modelo ganhava mais que seu salário no local que trabalhava e que para as mulheres que estavam sendo fotografadas aquilo era muito mais que uma sessão de fotos com profissionais (além da fotógrafa,  tinha produção da Renata e maquiagem) e com valor que cabia no orçamento delas.

Era  uma oportunidade única de trabalhar autoestima, de trocar experiências com outras mulheres que vivem as mesmas questões de luta contra a gordofobia,  de aceitação de seus corpos.

Fashion Weekend Plus Size 

Meses depois, Renata sempre atenta ao “espírito do tempo” percebeu que faltava um evento de moda plus size para atender mulheres fora do padrão. Já tinha uma rede de mulheres lindas que poderiam ser modelos e que desejavam roupas modernas, dentro das tendências da moda.  Mesmo sem ser da área de moda, Renata já dava dicas sobre looks e como sempre foi mulher de fazer, de investir em seus sonhos e projetos, saiu em busca de marcas que quisessem participar do Fashion Weekend Plus Size.

O Fashion Weekend Plus Size foi sucesso instantâneo, com um público engajado e feliz por se ver finalmente representado em uma passarela, a grande imprensa deu destaque em matérias mostrando o tamanho do mercado plus size até então inexplorado e para o pioneirismo do evento.

Em 2022 o Fashion Weekend Plus Size voltará a ser realizado presencialmente, quando comemora 12 anos. Começou apenas com desfiles e um clima de festa entre amigas, se transformou, contribuiu para evolução e profissionalização do segmento de moda GG, ampliou para desfiles, salão de negócios e conteúdos relevantes sobre mercado, empoderamento feminino, amor próprio.

Em sua trajetória de sucesso o Fashion Weekend Plus Size foi palco de lançamento de novas marcas especializadas em corpos diversos,  para modelos que hoje brilham em espaços até então restritos para pessoas de corpo padrão.

Maria Abacaxita

Muitas marcas plus size nasceram do início do Fashion Weekend Plus Size para cá,  e em um determinado momento,  Renata Poskus sentiu que o segmento estava crescendo,  profissionalizando, mas ainda faltava uma marca de roupa Plus size com pegada fun,  com foco nas adolescentes e jovens. Assim criou a Maria Abacaxita.

Empreendedora desde criança

Renata Poskus conta que sua veia empreendedora vem desde criança: “Com cerca de 5 anos vi uns clipes coloridos na feira, numa banca de brinquedos,  não tinha dinheiro para comprar, mas cheguei na escola e contei para minhas amigas que tinha visto uns lindos clipes, que seriam febre, e que se alguém quisesse eu poderia comprar. Assim uma garota me deu dinheiro para trazer para ela, lógico que o preço que falei dava para comprar o dela e o meu. E assim acabei vendendo clipes coloridos para quase a classe inteira”.

Novos projetos

E para 2022, após quase dois anos sem poder trabalhar com os eventos presenciais, Renata resolveu ampliar horizontes e ir além do segmento Plus Size.

A Grande Feira, seu novo empreendimento,  além dos já consagrados Fashion Weekend Plus Size e Grande Feira Plus Size, vai produzir eventos para outros públicos como  Grande Feira dos Andes,  Grande Feira Árabe, e  Grande Feira Verão. Além do Babadó,  com foco na comunidade LGBTQIA,  durante a semana que acontece a Parada do Orgulho LGBTQIA, em São Paulo.

 

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