Empreender e fazer negócios não são sinônimos

Iniciar o próprio negócio sempre foi uma divisão de sonho e desafio, porém há pouco mais de 12 meses esta atitude ganhou uma nova personalidade que muitos empreendedores não sabem definir como oportunidade ou novas dificuldades .
“Neste caminho sem direção muitas pessoas passam a vender produtos com relevâncias sazonais pela urgência de alcançar recursos, passando a cada hora executar uma função sem conseguir identificar seus potenciais e invertem o processo do caminho empreendedor da construção de uma carreira e tornar-se multiprofissionais do rendimento ocasional sem progressão”, afirma Camila Silveira, especialista em capacitar e treinar pessoas para crescimento profissional e diretora da Câmara de Comércio Angola Brasil.
A palestrante acredita que a decisão de sair da ilusória “estabilidade” de um trabalho CLT, que cada vez mais vem oferecendo risco à população, sempre fez parte do sonho de muitas pessoas que buscam novos horizontes dentro de suas capacidades.
“Vivemos atualmente um crescimento constante do mercado empreendedor, onde novos rótulos e definições passaram a fazer parte deste processo, e a pergunta principal na mente do trabalhador que busca sua independência financeira deixou de ser apenas como começar seu negócio e se multiplicou para: Qual é meu propósito ?Minha missão ? Meu nicho ? Quem é o cliente ? Qual a meta ? Dentre tantas outras que já faziam parte do processo natural desta transição”, pontua.
Segundo a especialista, a pergunta que não podemos deixar de fazer é: em plena mudança econômica mundial o tempo da descoberta dessas respostas tem acompanhado as necessidades financeiras dos trabalhadores?
“Qual seria o caminho para minimizar tudo isto e realmente não sentir-se paralisado por tantas normas e nomenclaturas sem romantizar o início da carreira profissional e conduzir este processo com leveza na velocidade do mundo tecnológico cheio de interferências digitais neste momento e obter o tão sonhado SUCESSO?”, questiona.
A estratégia ensinada a milhares de pessoas por Camila é que neste momento podemos ter o meio digital como um grande aliado e utilizar este recurso para desvendar o caminho com mais segurança e direção ao objetivo.
“Tudo inicia de uma ideia e esta ideia normalmente não está 100% formada.  Quando apresentada dentro de planejadas estratégias ao seu público, elas podem fazer parte desta “gestação” de seu negócio e quando ele nascer já está sendo ansiosamente esperado por possíveis compradores anteriormente despertados pelas redes sociais e ansiosos por sua produção da forma que realmente necessitam. Associar a sua primeira identidade do negócio à necessidade do público em questão e ainda somado ao desejo do que gostariam já inclui uma boa porcentagem da aprovação”, explica.
De acordo com Camila, antigamente quando apresentávamos nosso projeto, tínhamos obrigatoriamente vários investimentos e gastos para depois receber a resposta do público, hoje as redes sociais são nossos novos pontos comerciais nas ruas mais movimentadas do mundo que não pagamos aluguel e podemos estar em várias cidades, estados e países podendo de forma inteligente. É possível obter um crescimento 6x mais rápido que há anos e muitas vezes não bem explorados até por inicialmente não incluírem investimento algum.
Outra estratégia fundamental ensinada por Camila é que se não tem ideia de por onde iniciar hoje mesmo e sente-se perdido profissionalmente, pare tudo e faça 3 listas, na primeira relacione tudo aquilo que GOSTA DE FAZER, por exemplo: bolos, planilhas, cuidar de pessoas, entre outras habilidades, liste todas. Na segunda lista, escreva tudo que as pessoas ao seu redor sempre elogiam seu desempenho, ou até lhe procuram pedindo ajuda nestas funções já enxergando seu potencial. Para finalizar, associe entre primeira e a segunda lista e responda hoje o que o mercado pagaria e o mundo precisa, que pode executar e começar agora mesmo a gerar seus lucros reais em caminho a descoberta de sua missão e realização profissional.
“A soma de suas habilidades e capacidades unidas ao máximo de informações vão resultar sem dúvida ao empreendedor tão sonhado inicialmente mantendo o foco e energia ao alcance de pequenas metas diárias até que possa alcançar novos voos criados em bases sólidas de trabalho reconhecido”, conclui.
E para mais direcionamentos estratégicos para deixar de fazer negócios sempre em aventuras, e se transformar em um empreendedor renomado siga o Instagram de @camilacristianeoficial.
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