Empreender é resolver problemas próprios e de outros

Por Márcio Welter

Falando uma vez com um conhecido, disse para ele que meu sonho era levar conteúdo de desenvolvimento humano do Brasil para o mundo. Ele riu e me disse “tem muita coisa já aí, não vai por este caminho”.Eu nasci de uma família muito humilde no interior do Rio Grande do Sul. Comecei a trabalhar quando tinha 9 anos de idade, na fazenda de um vizinho para conseguir ter meu dinheiro. Meus pais sempre me incentivaram a isso. Eu não era um aluno exemplar no colégio. Achava que ir para escola era uma grande perda de tempo e que tinha muito mais coisas que eu poderia fazer no lugar de ficar resolvendo contas de matemática que nunca iria usar. Rodei de ano. Assim se falava àquela época para quem repetia na escola.

Fui crescendo e as oportunidades foram surgindo. Aos 12 anos fui estudar em um colégio interno de agronomia. Depois me aventurei com 13 anos para ser padre católico onde fiquei até os 29 anos. Foram anos de muito aprendizado e muitas voltas ao mundo e não sentia que aquilo era para mim. Neste meio tempo me formei em Filosofia em Nova York e depois fiz mestrado em Filosofia e Ética Empresarial em Roma. Sentia que poderia fazer muito mais coisas e ajudar muitas pessoas sendo uma pessoa normal. Em 2010, faltando dois anos para me tornar padre, decidi sair.

Em fevereiro de 2011, comecei a trabalhar como vendedor de treinamentos na área de produtividade, sem experiência alguma. Tive uma oportunidade e abracei. Demorei quase dois anos para começar a vender. Como você sabe, a vida do vendedor é feita de comissão. Tive que me virar nos trinta. Recebi uma ajuda básica por alguns meses e depois tive que me reinventar, pois as vendas não vinham. Trabalhava das 7 da manhã às 17h vendendo, das 18 às 22h dava aulas de inglês para compor a renda. Fui me virando. Depois de dois anos, aprendi a vender com a ajuda de um mentor de vendas. Em dois anos e meio, me tornei um grande vendedor de treinamentos. Sempre fui ousado. Durante alguns anos, ajudei a empresa a crescer 400% ao ano.

Em 2014, decidi abrir minha empresa, a LUMEN Treinamentos, para ser um elo de vendas entre os clientes e as empresas de consultoria. Foi para mim uma faculdade. Aprendi muito do que fazer e do que não fazer. Foram anos de muito trabalho, estresse e sucesso.

Em 2017, decidi reestruturar a empresa para conseguir colocar em prática o que tinha como visão. Passei todos os clientes que tínhamos e parte da minha equipe para os parceiros que tínhamos e comecei basicamente o negócio do zero.

O ano de 2018 foi desafiador economicamente, mas posso dizer que esta decisão foi muito acertada. Se você não está feliz com o que está fazendo e é empreendedor tem que mudar. Mudar para fazer o que está na sua mente e no seu coração.

Em 2019, recuperei a empresa economicamente e nos estruturamos novamente para crescer. Aí veio a pandemia e derrubou os planos, mas decidi manter todos no barco e continuar investindo para o crescimento.

O ano de 2020 foi um presente em questões de aprendizado. Cresci 10 anos em 1 ano como empreendedor. Doamos quase 1 milhão em hora homem em treinamentos de ajuda a pessoas e empresas. Dobramos o número de soluções em treinamento que ofertamos aos clientes. Estamos preparados para sair do Brasil para o mundo. Empreender é olhar todo dia em como resolver o problema que temos e que os outros tem. Quando se quer, as coisas realmente acontecem.

Marcio Welter – CEO e Fundador da LUMEN Treinamentos, criador do método de produtividade e efetividade “Mindsetividade”. Filósofo de formação, com mestrado em ética empresarial e responsabilidade social de empresas, trabalha com grandes empresas do país na melhora da performance organizacional e de seus colaboradores, inclusive durante a Pandemia.

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn