Empreender é se reinventar a cada dia, reforça o empresário Lucas Schweitzer

O jovem empresário Lucas Schweitzer, formado em Processos Gerenciais, Administração de Empresas pelo Senac e diplomado em Dirección Comercial y Marketing pela Universidad Complutense de Madrid, defende que é sempre hora de investir no empreendedorismo, e o melhor momento é aquele para o qual “estamos preparados”.

Atual Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos e membro do LIDE Futuro, maior grupo empresarial do país, Lucas considera que o crescimento do desemprego vem estimulando as apostas no empreendedorismo e que isso faculta ao dono da iniciativa se tornar protagonista dentro do seu próprio ambiente de trabalho.

O empresário desaconselha os aspirantes aos negócios a buscarem empréstimos caros nos bancos e sugere formação de parcerias com pessoas com as quais possa dividir e realizar o seu sonho.

Com a atual crise política, agravada pela delação da Odebrecht, vale a pena apostar no empreendedorismo neste momento?

Lucas Schweitzer – Com certeza. Com o grande desemprego atual no país, o empreendedor de necessidade cresceu muito e encontra na atividade de forma autônoma para poder continuar garantindo sua renda e muitas vezes melhorar seus ganhos financeiros.

Além da crise, sempre é valido apostar no empreendedorismo. Afinal, o dicionário define que empreendedorismo é a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios. Ou seja, empreendedorismo nada mais é do que você colocar em prática aquilo que ama, ter iniciativa e obter resultados. Seja abrindo uma empresa própria, seja sendo o protagonista de projetos dentro do seu próprio ambiente de trabalho ou vida pessoal. O empreendedorismo sempre vale a pena. Ele é uma forma de mudança.

Qual seu conselho aos iniciantes num momento de reflexão como o atual?

Cautela! Empreendedor corre riscos, mas estes precisam ser cuidadosamente calculados.

É importante fazer uma reflexão em cada novo projeto:

– Tenho uma causa que está acima de ganhar dinheiro?
– Se der errado, estou preparado e disposto para enfrentar as consequências?
Acima de tudo, siga seu instinto e esteja atento ao seu feeling, afinal, geralmente quando estamos em paz e tranquilos com uma decisão é porque estamos no caminho certo!

Tem empreendedor dizendo que a melhor hora de investir é nos momentos difíceis. Concorda?

Acredito que a melhor hora de investir é quando estamos preparados. Logicamente que se tivermos preparados na crise, com certeza teremos as melhores ofertas e oportunidades. As crises são importantes reguladores de mercado e nos fazem sair da zona de conforto.

Onde buscar recursos para investir num momento de dinheiro tão caro?

Em minha opinião, o ideal é sempre evitarmos bancos nos primeiros investimentos. O melhor dinheiro é aquele que vem com algo mais, seja através do trabalho multiplicado, através de uma sociedade ou de orientações estratégicas através de um investidor. Divida seu sonho com alguém que possa realizar junto.

Como vê o empreendedorismo no Brasil até as eleições de 2018?

Vejo o empreendedorismo como grande fomentador de um novo rumo para nosso país. Podemos pegar o exemplo prático do João Dória, prefeito de São Paulo, que está transformando a cidade e mostrando que, com gestão, equipe competente, muito trabalho e principalmente vontade de fazer, as coisas podem dar certo. É preciso mais empreendedorismo na política brasileira.

No seu ramo específico, qual o cenário?

O Empreende Brazil Conference, evento que criamos, mostra isso. Tem uma missão muito clara – Por um país mais empreendedor. No nosso ramo, o cenário é similar aos demais na economia brasileira, considerando o momento de incertezas e grandes mudanças nas empresas e na forma de consumo. É fato que estamos vivenciando uma nova revolução e o que nos cabe é nos reinventarmos a cada dia, focando sempre na satisfação do cliente e conquistas de novos mercados.

A que atribui o sucesso de sua empresa?

A paixão e uma equipe altamente qualificada. Tudo que realizamos, fizemos com brilho nos olhos e muito amor. É assim que tratamos todos os projetos e eventos de nossos clientes. Seguimos um lema de que “só será perfeito para gente, se for perfeito para eles!” Acredito que essa é a receita de sucesso para qualquer empreendimento.

Nem sempre o jovem empreendedor está preparado para enfrentar um mercado de forte concorrência e cheio de entraves burocráticos. Já existem iniciativas de universidades e outras entidades em favor da educação empreendedora. Na sua opinião, o que está faltando para preencher as lacunas que ainda existem nesse sentido?

Com certeza, toda a melhoria de nosso futuro será fruto dos investimentos em educação, formação, tecnologia e inovação.

São muito importantes todos os movimentos que investem neste sentido. Nós criamos o Empreende Brazil Conference com o objetivo de formar um grande movimento no país, com a participação de pessoas de referência e com a presença do poder público para influenciarmos na formação de consciência e na disseminação de ideias por um país mais empreendedor.

A partir da sensibilidade do governo e de gestores públicos empreendedores, que teremos essa reforma na educação tão sonhada e necessária. Já estamos em fase de mudança neste sentido, mas ainda não o suficiente. É momento de debate e da construção de uma consciência empreendedora cada vez mais forte e atuante no Brasil.

Vamos fazer nossa parte, incentivar e participar dessas iniciativas pelo desenvolvimento da nossa educação.

Cidade natal: Lages – SC
Idade: 27 anos
Empresa: LUSCH Agência de Eventos
Ramo: eventos e marketing
Sede: Florianópolis – SC
Colaboradores diretos: 5
Colaboradores indiretos: 15
 

Facebook
Twitter
LinkedIn