Empresa cria campanha para diminuir desperdício de alimentos em restaurantes

Elaborada em 2011 pela LC Restaurantes, empresa de refeições coletivas, a Campanha Prato Limpo tem como objetivo a redução de restos de comida nas refeições e da sobra de alimentos na linha de distribuição, diminuindo a quantidade produzida e, consequentemente, o desperdício.

São processadas, aproximadamente, 44 toneladas de alimentos por dia, e servidas, em média, 3.200.000 refeições por mês. Desde a criação do projeto, houve uma diminuição de cerca de 60% no desperdício de alimentos.

Cada cliente deve medir o que sobra de produção e o que é desperdiçado nos pratos, pois há metas a serem seguidas. Em caso de desvios, a LC implanta a Campanha no cliente. As metas são de 15 gramas de resto por refeição servida, e 30 gramas de sobra na produção. Cada unidade tem um padrão, conforme o número de colaboradores.

“Realizamos treinamentos com as gerentes das unidades e com os cozinheiros, abordando Gestão de Materiais e melhor aproveitamento no corte dos alimentos. Preparamos também pratos sustentáveis como salada de berinjela crua, batatas em rodelas com casca de alecrim, salada de abóbora com casca, cremes feitos com casca de abóbora, de chuchu e de cenoura; bananas assadas com casca, canela e açúcar, entre outros”, conta Cristiane Alencar, Gerente de Qualidade da LC Restaurantes.

Além disso, são feitos planejamentos trimestrais para que todas as unidades sigam os procedimentos corretos de armazenamento, conservação e pré-preparo de mercadorias, evitando possíveis perdas. “Também temos uma equipe no departamento de suprimentos que monitora, pesquisa e seleciona os produtos hortifruti de melhor qualidade, garantindo um maior aproveitamento dos alimentos”, reforça Cristiane.

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