Empresa de Big Data terceiriza gestão em nuvem para crescer

Para a upLexis, que surgiu em meados de 2016 com soluções de Big Data que visam facilitar a tomada de decisões das empresas, o armazenamento de grande volume de dados era um desafio. Isso porque a empresa fazia internamente a própria gestão do ambiente na nuvem da Amazon Web Services (AWS) e lidava com problemas de indisponibilidade e outros incidentes. Essa vulnerabilidade no ambiente fez com que a empresa se deparasse com a necessidade de um parceiro especialista que realizasse a gestão do ambiente com serviços profissionais em cloud. “Foi preciso arrumar a casa, melhorar a instabilidade dos nossos serviços e produtos para ganhar performance”, afirma Fábio Lopes, CTO da upLexis.

Para auxiliar no projeto, a upLexis contratou os serviços da Rivendel, que hoje faz parte da Mandic Cloud Solutions, empresa brasileira especializada em serviços profissionais em cloud corporativo. O time técnico da Mandic Cloud + Rivendel trouxe uma visão macro para o negócio e arquitetou um novo ambiente com a implementação de diversos projetos bem-sucedidos. “Criamos um contingenciamento de serviços críticos, possibilitamos o ganho de escalabilidade, além de reduzirmos a previsão de custos com as máquinas”, explica Diego Lakatos, líder técnico da Mandic Cloud Solutions.

Entre as etapas do trabalho, destaca-se a migração do modelo de Elasticsearch versão 0.90 (EC2 – máquina) para o Elasticsearch versão 2.3 (AWS Elasticsearch) como serviço, que possibilitou ganho de performance e uma gestão mais simplificada. E a migração de PostgreSQL (EC2 – máquina) para serviço RDS na AWS. Todas essas mudanças foram melhorias notáveis e que auxiliaram a empresa em seu amadurecimento de infraestrutura e crescimento exponencial.

“Começamos com cerca de 20 funcionários e hoje já somos em 80 pessoas na empresa. Evoluímos também nossa equipe de TI que atualmente é subdividida em áreas de testes, usabilidade, user experience, suporte, entre outras”, esclarece Lopes. Segundo o executivo, o foco do trabalho realizado este ano pela Rivendel, que desde fevereiro de 2018 tem equipe integrada em uma única empresa, a Mandic Cloud Solutions, foi na organização e documentação da infraestrutura para prevenir todas as aplicações de quaisquer riscos de indisponibilidade. “Estamos em um nível de maturidade bem mais avançado do que antes e isso nos possibilitou fortalecer nossa oferta de produtos e serviços sem nos preocupar com incidentes técnicos”, complementa.

Sobre a Mandic Cloud Solutions
A Mandic Cloud Solutions é uma empresa brasileira especializada em serviços gerenciados em cloud corporativo. Oferece consultoria focada em tecnologia cloud e em projetos de arquitetura, implantação, migração e evolução de negócios na jornada para cultura digital nas empresas. Possui expertise na gestão cloud para infraestrutura, aplicações, monitoramento de métricas de negócios, Devops e Engenharia de Dados (Big Data). Especialista em Clouds, entrega serviços profissionais e gerenciados em nuvem própria, baseada em Openstack e VmWare, e também nas principais nuvens públicas de hiperescala como AWS, Azure e Google Cloud. Saiba mais em: www.mandic.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn