Empresa de cosméticos supera a crise e expande negócios

Conquistar mercado e expandir negócios sempre estiveram nos planos da empresária Zilma Bauer Gomes, natural da cidade mineira de Mantena, mas radicada em Vila Velha (ES) desde 1998. E, para isso, ela não poupou esforços. “Saí do interior de Minas Gerais para estudar e criar meu próprio negócio”, conta a empreendedora, hoje sócia da empresa Ervas Naturais, especializada em produtos para cuidado e tratamento capilar. O negócio é compartilhado com o marido Alcion Gomes e o irmão, Gefson Soares Bauer. Além disso, atualmente os dois filhos do casal também integram a equipe: Kaio é responsável técnico da empresa e Larissa cuida da gerência de marketing.

A empresa tem uma linha completa de produtos de cosméticos capilares para uso profissional, em salões de beleza. Hoje, são fabricados cem produtos usados para tonalizar, alisar, colorir, restaurar e tratar cabelos. “Ervas Naturais é uma empresa que se preocupa em cumprir aquilo que promete. Todas as pessoas que têm a experiência de usar nosso produto querem de novo, pois dá resultado”, afirma a empresária. Ela conta que o produto já é comercializado em 16 estados.

Em 2016, durante a crise econômica, a empresa estava fazendo investimentos no negócio e inaugurou uma distribuidora própria dos produtos, com um showroom para os clientes. Esse é mais um canal de comercialização, que também acontece por meio de distribuidores em vários estados, em uma loja física e internet. Além disso, Zilma conta que a empresa está se preparando para mudar sua sede para uma área maior.

A história de empreendedorismo da família remete ao ano de 1995. Antes da empresa de produtos para tratamento capilar, Zilma e seus sócios (marido e irmão) investiram em uma farmácia, já em Vila Velha (ES). Na mesma cidade, ela também já teve um ateliê de decoração. “Em 1998, compramos a marca Ervas Naturais, que existia informalmente. Investimos nesse negócio e buscamos a formalização da empresa”, diz Zilma, que já chegou ao estado capixaba com a intenção de trabalhar na área de cosméticos.

Hoje, já são 21 anos de história e muitas parcerias com o Sebrae. “O meu primeiro contato foi em 2000, quando fiz curso de capacitação em empreendedorismo. Avalio que esse foi um divisor de águas para os negócios. A partir disso, fizemos planos de negócios, começamos a estudar sobre gestão, capital de giro, automação, entre outros temas importantes para nossa empresa. Já tivemos várias consultorias e, todas as vezes que tenho necessidade, volto a procurar o Sebrae”, diz a empresária que, atualmente, está em três consultorias (finanças, processo e marketing).

Além de empresária, Zilma lidera atividades sindicais da indústria de cosméticos do estado. Ela é vice-presidente e diretora da área de químicos do Sindicato de Químicos do Espírito Santo, além de ser a representante do segmento de cosméticos dentro da instituição. “Enquanto segmento, contamos com atendimento do Sebrae a empresas, em projetos coletivos. Dessa forma, identificamos dificuldades e soluções comuns”, afirma.

Internacional

Em março de 2018, Zilma planeja integrar uma missão técnica internacional, com o apoio do Sebrae, que levará empreendedores brasileiros para conhecer a indústria de cosméticos na França e Itália. “Quando olho para trás, vejo como essa parceria fortaleceu nosso segmento no estado. Estamos passando pela crise e saindo fortalecidos”, conclui a empresária.

O reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante a história da empresa veio neste ano, quando Zilma ganhou o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. No ano passado, ela diz que já havia sido indicada para o Prêmio MPE Brasil. Ela também está na Websérie Sebrae Empreendedores. Confira aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn