Empresa desenvolveu tecnologia inovadora para treino e recuperação de olfato

amanda reitenbach

Mulheres cientistas desenvolveram produto a partir das técnicas cervejeiras para Educação Sensorial

A cientista e professora Amanda Reitenbach é fundadora do Science of Beer Institute e aprofundou durante o Doutorado os estudos sobre a utilização das técnicas cervejeiras para desenvolver a tecnologia Aroma Sensory Training. Trata-se de um kit com vários aromas e as orientações para criar a prática de Educação Sensorial, recuperação de olfato e treinos olfativos. “Mantive minha premissa de aplicar a ciência ao estudo de cerveja com o lançamento dessa novidade”, disse ela, que utiliza essa ferramenta com seus alunos do curso de Sommelier de Cervejas online. No grupo de pesquisa estão também Paula Christina Mattos dos Santos e Ana Letícia Tornisiello.

Agora as próximas etapas são a obtenção de financiadores para que a tecnologia possa ser difundida e aplicada com mais inovação, utilizando inteligência artificial, machine learning e estar inserida no metaverso, por meio de treinamentos e orientações virtuais com realidade aumentada.

A tecnologia, além de ser uma técnica para ampliar a biblioteca sensorial de profissionais, se apresenta como uma alternativa de fisioterapia para pessoas que passaram ou passam por anosmia (perda de olfato), sequela comumente relatada como um dos sintomas causados pela Covid-19.

A nossa memória sensorial é estimulada através de repetições contínuas. E ajuda a recuperar os neurônios que possam ter sido degradados durante a doença”, explica ela.

Mas Amanda faz questão de ressaltar que o kit é uma fisioterapia sensorial, não um medicamento. “Esse é o resultado de anos de pesquisa científica que aliada ao meu acompanhamento de alunos em sala de aula, identificou uma necessidade de ter uma ferramenta de estudo e memorização de aromas e sabores, que eventualmente se tornou uma demanda também da sociedade com as sequelas da Covid-19”, diz Amanda ao celebrar a conquista do Prêmio Inovação Catarinense da Fapesc.

 

COMO FUNCIONA

O Aroma Sensory Training é uma tecnologia desenvolvida e patenteada pela doutora Amanda Reitenbach e consiste em tubos de uso individual, munidos de aromas específicos em concentrações suficientes para a detecção do olfato humano. Recomendado para treinos olfativos de profissionais de bebida, como a cerveja, o kit tem 10 aromas relacionados com cada família olfativa, como cerveja,  lúpulo, destilados, vinho, chá e café.

A utilização é simples e individual, através de inalações curtas de 5 segundos e longas de 8 segundos, a indicação é utilizar até 3 vezes no dia, intercalando os aromas de cada dia. Cada pessoa recebe 10 frasquinhos com os aromas específicos em concentrações suficientes para detecção pelo olfato humano. Até o momento apenas os alunos e clínicas cadastradas usaram o kit para realizar a terapia em seus pacientes. A partir desta semana a pré-venda já pode ser realizada.

Facebook
Twitter
LinkedIn