Empresários juntam três marcas de cervejas artesanais e ganham título de melhor cervejaria brasileira pelo RateBeer

De acordo com a Associação Brasileira das Cervejas Artesanais (Abracerva), entre junho a dezembro do ano passado, o setor de microcervejarias com registro no Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) cresceu 10%, atingindo um total de 675 fábricas no país. Por conta desse crescimento, muitas marcas enxergaram uma ótima oportunidade em crescer e faturarem nesse setor, como é o caso da Dogma Cervejaria. Eleita a melhor cervejaria brasileira de 2015 e 2017 pelo RateBeer (um dos maiores sites de avaliação de cerveja), a empresa surgiu em 2015 e foi fundada por três paulistanos: Leonardo Satt, Luciano Silva e Bruno Moreno.

Os três se conheceram nas produções caseiras e acabaram se tornando grandes amigos. O curioso é que cada um já tinha sua própria cervejaria cigana. Bruno era proprietário da Serra de Três Pontas, Luciano era da Noturna e Leonardo tinha a Prima Satt. “Nosso objetivo em criar a Dogma foi dedicar nossas energias e esforços em uma única marca e com isso torná-la ainda mais forte e reconhecida no mercado de cervejas artesanais”, explica Satt.

Mas não é apenas o sabor que é prioridade na hora de produzir um novo rótulo. “Uma boa receita começa com muito estudo, então é necessário conhecer bem os insumos e as técnicas que envolvem a utilização deles. Antes de iniciar uma receita, eu faço uma espécie de organização mental de como que quero que ela fique e assim vou desenvolvendo a receita”, ressalta Moreno. Com o objetivo de proporcionar uma experiência única para o consumidor, a marca também investe em nomes criativos e nos rótulos das bebidas. A identidade visual da Dogma foi feita pelo estúdio FORM, em parceria com o ilustrador Caio Stolf.

Com o sucesso e o reconhecimento no mercado de cervejas artesanais, os empresários decidiram dar um passo maior e crescer mais. Em agosto de 2017, a marca ganhou um espaço próprio, em uma antiga oficina mecânica na Vila Buarque, na região central. São diversas opções de bebidas de fabricação própria, entre elas chopes (alguns são vendidos exclusivamente no local), cervejas em lata e garrafa e uma pequena fábrica com sete tanques.

Além do bar, a marca investe em uma loja virtual onde é possível adquirir itens como bonés, camisetas, copos e taças com o logo da Dogma. “Queremos crescer cada vez mais, por isso estamos ampliando nossa atuação em diferentes canais, pois apesar do mercado estar em alta, é necessário sempre se reinventar para não ser só mais uma” diz Silva. Além de São Paulo, a marca está presente em regiões como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás e Distrito Federal.

 

Nova identidade

Outra novidade é a identidade visual da marca, que foi repensada para ficar mais clean, chamativa e estabelecer um padrão mais bem definido entre os rótulos. Criados pela Agência Form, a proposta é fortalecer a marca e transmitir o profissionalismo da cervejaria por meio de seus rótulos. O visual dos novos rótulos tem como base um posicionamento mais moderno e despretensioso.

Para reforçar a presença da marca nas redes sociais, a cervejaria também investiu em diferentes formatos de divulgação de suas imagens: “além de fotos, toda cerveja terá ainda seu gif e imagem 3D”, conta Leonardo Satt, um dos idealizadores da cervejaria.

O novo visual poderá ser conferido em todas as latas da marca, a partir de agora.

 

Sabores diferenciados

Não é apenas na identidade visual que a Dogma se destaca, a marca investe em sabores de cervejas inusitadas.

Com 6,4% de álcool, a Citra Mango é uma IPA que leva em sua receita manga, uma fruta bem brasileira, que contribui com notas aromáticas frutadas que elevam o drinkability e harmonizam a cerveja tanto com pratos salgados quanto com sobremesas.

Em parceria com a cervejaria Synergy, de Sorocaba, acabaram de lançar a Covalency, uma Sour Double IPA que leva manga em sua composição. Com teor alcoólico de 8,6 %, a cerveja foi pensada e elaborada para mexer com os sentidos dos consumidores. A embalagem faz referência às formulas químicas junto com os logos das duas cervejarias e as cores do Brasil, amarelo e verde. “O resultado foi muito satisfatório, pois a Synergy é uma cervejaria que tem conquistado cada vez mais espaço no mercado, então pensamos em uma bebida que iria causar impacto e que ao mesmo tempo tivesse um sabor único e exclusivo, e o resultado foi a Covalency” explica Silva.

 

Sobre a Dogma

Fundada em agosto de 2015 pelos paulistanos Leonardo Satt, Luciano Silva e Bruno Moreno, a marca é a junção de três cervejarias ciganas: Serra de Três Pontas, Noturna e Prima Satt. Em 2015, foi eleita a melhor cervejaria brasileira pelo maior portal de cervejas do mundo, o RateBeer. Em 2017, inauguraram um espaço próprio em São Paulo onde é possível saborear opções exclusivas vendidas somente no local.

 

loja.cervejariadogma.com.br

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