Empresários terão duas datas para Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é, ao lado do Dia das Mães, a data na qual os restaurantes têm o maior faturamento no ano, segundo a Associação Brasileira dos Bares e Restaurates (Abrasel). Ambientes em clima romântico, enfeitados com velas, lotados de casais apaixonados que fazem longas filas de espera caracterizam o dia 12 de junho Brasil afora. E, em ano de Copa do Mundo, a proposta é que os brasileiros tenham duas datas para comemorar.

Como o 12 de junho coincide com a abertura do mundial e com o primeiro jogo do Brasil na competição, os empresários que atuam nesse segmento de consumo têm o desafio de atrair casais para os restaurantes poucas horas após o término da partida. Preocupados com essa “concorrência”, muitos proprietários de pequenos negócios em todo o Brasil estão adotando uma estratégia para driblar esse contratempo: antecipar a comemoração para quarta-feira (11), além de oferecer as promoções alusivas à data no próprio dia 12 de junho.

É o caso da empresária Ana Beatriz Dias, uma das sócias do restaurante Blú Bistrô, em São Paulo. Com iluminação à luz de velas e apresentações de jazz, a casa é um endereço tradicional para casais. Este ano, o estabelecimento vai oferecer, também no dia 11 de junho, as promoções normalmente disponíveis no dia dos namorados. “Todo ano, o restaurante fica 100% ocupado de 19h até 2h da manhã no dia 12 de junho. Neste ano, já tenho até o momento 70% da casa ocupada para o dia 11”, acrescenta Ana Dias.

O empresário Rick Marcellini, proprietário do restaurante especializado em fondue Era uma vez um Chalezinho, no bairro do Morumbi, em São Paulo, aposta que o feriado local decretado pela prefeitura em 12 de junho vai garantir o movimento no restaurante na véspera. Ele vai abrir o estabelecimento dia 11 de olho nos casais. “Acredito que o movimento no dia 12 vai ser prejudicado por causa da Copa, por isso decidimos apostar no dia 11”, afirma Rick que preparou três pacotes especiais para casais incluindo vinho, água, suco, couvert e fondues. “Vendemos nossos pacotes antecipados e, normalmente, eles se esgotam 15 dias antes da data”, conta.

Segundo dados da Abrasel, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o setor no ano. Os estabelecimentos costumam registrar aumento de 50% no número de clientes se comparado a um dia normal. “Por estarmos em um ano atípico, os empresários precisam ser criativos para alcançar bons resultados. Isso depende da capacidade do empreendedor se mobilizar para oferecer serviços diferenciados e criar novos produtos”, afirma Ana Clévia Guerreiro, gerente-adjunta de Atendimento Coletivo de Serviços do Sebrae.

A estratégia de antecipar a comemoração deve ser usada em todo o Brasil. Em Brasília, os casais que visitarem o Limoncello Ristorante, na 402 Sul, no horário do jantar nos dias 11 e 12 de junho vão encontrar um ambiente ainda mais romântico, ao som de violinos e repleto de velas. A expectativa é que todos os 100 lugares fiquem ocupados também no dia 11. “Este é o primeiro Dia dos Namorados do restaurante, inaugurado em novembro do ano passado. Mas fizemos uma noite romântica no Vallentines Day em fevereiro e foi um sucesso. Tivemos muita reserva e fila na porta”, conta Fabiany Damasceno, proprietária da casa.

O chef Rafael Derzié, proprietário do restaurante Coevo Cozinha Contemporânea, na 214 Norte, montou um menu especial para o Dia dos Namorados e, após fazer uma pesquisa com os clientes, decidiu servi-lo durante também do dia 11 de junho. “A maioria dos nossos clientes disse que ia comemorar a data na véspera ou um dia depois. Por isso vamos deixar o cardápio aberto durante toda a semana. Mas os casais que vierem nos dias 11 e 12 vão encontrar um clima ainda mais especial com música ao vivo”, conta. Para ele, o Dia dos Namorados é a data em que o restaurante fica mais cheio em todo o ano. “Ano passado colocamos 10 mesas a mais e ficamos cheios a noite toda. Esse ano, acredito que o movimento vai ser distribuído dos dias 11 a 13 de junho”, afirma.

Dicas do Sebrae:

• O empresário que quiser inovar deve estar aberto a sugestões e novas idéias, clientes e fornecedores, sem criticá-los.
• Não ter medo de trabalhar em equipe (pesquisadores, fornecedores, clientes e funcionários, e eventualmente até concorrentes) para o desenvolvimento das ideias viáveis.
• Não desistir de inovar, caso o mercado rejeite as primeiras tentativas de inovação (afinal é o mercado, e não a empresa – que diz se algo é realmente inovador). É importante elaborar projetos pilotos para ter chance de corrigir os erros.
• Utilizar a internet e participar de feiras e conferências em busca de fontes de informação e de aproximação de novos clientes e parceiros estratégicos.
• Nos restaurantes, o empresário pode inovar de várias maneiras, como: distribuir aos casais brindes (apitos, bandeiras, camisetas, copos) associados à copa e ao namoro (por exemplo, um cupom de desconto para ser usado posteriormente).

 

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