Empresas de TI que são destaque em gestão de pessoas têm mais de 80 vagas abertas

Estudo da Gartner, empresa especializada em pesquisas voltadas para o mercado de TI revelou que os gastos com softwares corporativos irão aumentar em 11,1% neste ano. Isso impacta diretamente no crescimento das empresas desenvolvedoras e tecnologia e, consequentemente, no aumento de contratações na área. Três empresas de Florianópolis (SC), um dos maiores polos brasileiros de tecnologia, somam 82 vagas abertas — com oportunidades para a capital catarinense e São Paulo (SP).

A  Softplan é uma das maiores empresas de software do Estado, contando com 1,5 mil colaboradores. Para manter um time tão grande e especializado, a empresa segue em um fluxo contínuo de contratações. Só em 2017, foram abertas 431 vagas e, atualmente, são 54 vagas em aberto. Já a Involves, empresa desenvolvedora de tecnologia para gestão de trade marketing, é considerada uma scale-up — ou seja, tem crescimento médio superior a 20% ao ano por pelo menos três anos consecutivos. No ano passado, aumentou seu time em 55% e chegou a 140 colaboradores. Atualmente busca 21 colaboradores para incrementar o time. A HostGator, um dos principais provedores de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online do mundo, está com 7 vagas abertas para Florianópolis, sede da empresa na América Latina.

De acordo com Edson Honma, diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Softplan, atender à grande demanda de profissionais de TI nem sempre é fácil. A empresa chega, então, a buscar profissionais de diferentes estados do país e, dependendo do caso, aposta na capacitação de candidatos que têm o perfil da empresa. “Trabalhamos com a cultura da inovação, com o pensar diferente. Buscamos profissionais que tenham essa postura”, expõe. Ele recomenda, então, que profissionais da área invistam em conhecimento técnico, mas que tenham ainda um comportamento arrojado e diferenciado. “O setor exige alto conhecimento, mas também que as pessoas pensem fora da caixa, em como fazer as coisas diferente e de maneira mais ágil”, destaca. Em 2017, a Softplan esteve entre as 10 melhores empresas catarinenses de grande porte para se trabalhar, segundo o Great Place to Work (GPTW). A pesquisa considerou as mais bem-sucedidas estratégias de gestão de pessoas pelos departamentos de recursos humanos das empresas.

Além da atenção ao cliente e à dedicação ao desenvolvimento da tecnologia, a Involves é destaque na gestão de pessoas. Em 2017 foi eleita como a melhor empresa para trabalhar em Santa Catarina pelo Great Place to Work (GPTW), além de ocupar a terceira posição no ranking nacional de tecnologia. A conquista é baseada em políticas inovadoras voltadas à qualidade de vida, motivação e integração de toda a equipe.  Algumas das práticas adotadas pela empresa em gestão de pessoas é o Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR); a avaliação semestral de desempenho, chamada de Metamorfose Ambulante (em referência à música de Raul Seixas, já que Música é um dos valores da Involves); e as Cíclicas, que são reuniões trimestrais para conectar todo o time emocionalmente, desenvolvendo o espírito dos “involvidos” — como os colaboradores se chamam internamente — e alinhar os objetivos de todo o time.

“Nós oferecemos uma série de atividades para reter talentos com foco na qualidade de vida, que vão desde horários flexíveis até o incentivo do consumo de frutas e momentos de relaxamento com instrumentos musicais, jogos de tabuleiro e videogame no ambiente de trabalho”, conta Ana Paula Panichi, psicóloga da Involves.  Atualmente, a empresa conta com 21 vagas abertas — são oportunidades para desenvolvedores iOS, Java Back End, Full Stack, arquiteto de software, entre outras.  A HostGator apostou em um novo escritório para atrair e manter profissionais da área de TI. A empresa investiu em uma nova sede na capital catarinense, voltada para o bem-estar dos colaboradores. O escritório, que não tem paredes, para facilitar o contato entre a equipe, conta com um espaço de descompressão com jogos diversos, espaço de confraternização com churrasqueira e cozinha completa, cantinho da soneca, 3 salas de treinamento e chuveiros, entre outros atributos.

Facebook
Twitter
LinkedIn