Empresas descobrem novos mercados na pandemia

De pequenas a grandes empresas, todas passaram por uma mudança impactante na forma de fazer negócio e, muitas vezes, no próprio negócio, com a pandemia de coronavírus. As grandes empresas fizeram adaptações mais discretas, mas as pequenas e médias tiveram que usar todo seu arsenal criativo para sobreviver nessa fase. Dados do Sebrae apontam que 31% das pequenas empresas mudaram o funcionamento durante a pandemia, enquanto 58.9% interromperam as atividades, temporariamente.

Uma das empresas que precisou se adaptar nesse período foi a 02Led Illumination. Com mais de 10 anos de mercado de iluminação pública, a empresa brasileira sempre atuou no projeto, fabricação, importação, exportação e fornecimento de lâmpadas, luminárias e drivers de leds para residências, comércios, indústrias e órgãos públicos. Com a crise sanitária, seu fundador e presidente, o engenheiro Roberto Luís Cardoso, enxergou uma nova oportunidade de negócio, em linha com a sua política de qualidade. Aproveitando toda a experiência na tecnologia led, Cardoso e equipe desenvolveram um purificador de ambiente, com comprovada capacidade esterilizante, usando a luz ultravioleta C com lâmpada de led, o que o torna ainda mais sustentável. A tecnologia UV-C é potente na eliminação de vírus, bactérias e fungos.

Novo produto, novo mercado

Nascia, assim, o SterBox®, um purificador ambiental portátil, ideal para automóveis de uso compartilhado, além de elevadores, residências, condomínios e salas hospitalares, entre outros espaços com até 15 metros cúbicos de ar. O aparelho utiliza luz ultravioleta do espectro C combinada a nanopartículas de titânio para entrar no RNA dos micro-organismos, quebrando a cadeia de proteína à qual esses germes se unem para reprodução. Mede 15×10 cm, pesa somente 200 gramas, funciona com uma saída USB, como dos celulares, e esteriliza o ambiente inteiro, incluindo as superfícies, e tem patente e laudos que confirmam a sua eficiência com apenas 2 horas de uso.

O plano de negócio identificou os motoristas de aplicativos como o público-alvo, dada à grande rotatividade de usuários que eles são obrigados a transportar diariamente. “Pensamos na preservação da saúde do motorista e do passageiro. Seguros quanto à qualidade do ar no interior do veículo, os motoristas conseguem rodar com diferentes usuários, mantendo os rendimentos com as corridas”, comenta Cardoso.

Mais que isso, o aparelho pode ser uma fonte de renda adicional aos motoristas. O executivo explica que o motorista de táxi ou de aplicativo pode ser um multiplicador de vendas do SterBox®, sem sair do próprio carro. “Criamos um modelo comercial multinível. Com a venda de apenas um aparelho por semana, durante três semanas, o motorista de táxi ou de aplicativo ganha o aparelho gratuitamente”, afirma. Cardoso avalia que sistema permite ao motorista aumentar seus ganhos mensais em quase mil reais em comissões: basta que o usuário transportado adquira um aparelho SterBox® pelo QR Code que circula no material informativo colocado no encosto do banco do acompanhante.

Segurança e sustentabilidade

Para garantir a segurança dos usuários, o SterBox® foi criteriosamente projetado de forma que a radiação UV-C fica enclausurada dentro de uma câmara de higienização fechada, que tem dois pontos: um para a entrada e outro para a saída do ar. O ar que entra é bombardeado pela luz UV-C, voltando estéril para o ambiente. Basta pressionar um botão por 5 segundos para iniciar o uso. O sistema utiliza cores para indicar o estágio de desinfecção. Para uma descontaminação completa, é recomendado deixar o equipamento ligado por, pelo menos, 2 horas. No caso de um carro, que tem apenas 3 metros cúbicos, bastam 30 minutos para o ar ficar purificado. Porém, o ideal é que o aparelho permaneça sempre ligado, devido à grande movimentação de pessoas no interior do veículo.

O SterBox® é ecologicamente correto, pois usa diodos emissores de luz, mais econômicos que as lâmpadas fluorescentes e fabricados sem mercúrio. Também remove odores e é cômodo para utilização doméstica. O custo é acessível e pode ser parcelado em até 10 x pelo site da marca: http://o2ledshop.com.br/uvc/

Facebook
Twitter
LinkedIn