Encontre Sua Franquia compra 50% da Akasa do Açaí e expande a rede

A holding de franquiasEncontre Sua Franquia (detentora das marcas Encontre Sua Viagem, Suav Beleza e Estética, Acquazero Eco Wash, Quisto Corretora de Seguros, Fórmula Pizzaria e Mardelle Moda Íntima), por meio do empresário Henrique Mol, acaba de fechar parceria com a rede de franquias Akasa do Açaí, franquia de alimentação que tem como carro-chefe o açaí, para potencializar a expansão da rede no mercado nacional.

Nascida em Varginha, sul de Minas Gerais, em 2011, a rede foi criada pelo casal Teddy Veras e Aline do Vale, na época com 23 e 19 anos respectivamente e, que tinham o sonho de empreender e ter o próprio negócio. Vendedores de planos de telefonia celular até então, viram no açaí, que já era famoso na época, uma oportunidade de conquistar independência financeira.

“Sem experiência alguma no ramo de alimentação, fomos incentivados por um empresário que tinha uma fábrica de processamento de açaí a abrir o negócio. Fizemos um empréstimo e investimos R$ 20 mil no início. Desde o começo a intenção era transformar o negócio em franquia, mas para isso queríamos nos tornar diferenciados no mercado, então colocamos como prioridade na nossa marca ter instalações e produtos de qualidade e um atendimento diferenciado para atrair, inicialmente, o consumidor varginhense. O desafio deu certo! Em 2016, com ajuda do Sebrae, iniciamos o processo formatação de franquias e agora chegou a hora de potencializar e capilarizar nosso modelo”, conta Teddy Veras, fundador da marca e Diretor de Operações.

“Trazendo a marca para a Encontre Sua Franquia conseguiremos potencializar a expansão oferecendo todo o nosso know how do mercado e suporte ao franqueado com uma estrutura completa que inclui análise de mercado, prospecção de pontos, auxílio na negociação dos pontos, projeto arquitetônico, auxilio na implantação, consultoria de franquia e marketing. O grupo será responsável por todo o processo de expansão e operação da marca no sistema de franquias. Todas as marcas que administramos, juntas, ultrapassam 1000 unidades em atuação no Brasil e EUA. Tenho certeza que agregaremos muito valor ao negócio”, explica Henrique Mol, Presidente do Grupo Encontre Sua Franquia e Diretor Comercial da Akasa do Açaí.

A rede possui hoje 18 unidades, sendo 1 unidade própria e 17 franqueadas em Minas Gerais {Poços de Caldas (3); Varginha (3); Três Corações (3); Lavras (1); Itajubá (1); Pouso Alegre (1); Boa Esperança (1); Ribeirão das Neves (1)}, Bahia {Salvador (1)}, Rio de Janeiro {Rio de Janeiro (1)}, São Paulo {São Paulo (1); São José dos Campos (1)}.

“Estamos num momento de reestruturação desde dezembro do ano passado atualizando todos os papéis na relação com o franqueado como expansão, implantação, operação, marketing e financeiro, assim como atuamos nas demais marcas do grupo. A partir desse mês já iniciaremos as ações relacionadas ao crescimento da rede com previsão de 50 unidades em funcionamento até o final do ano. No primeiro momento direcionaremos para as seguintes regiões: MG, GO, DF, PR, SP, RJ e Região Metropolitana de Salvador – BA”, ressalta Mol.

São dois modelos de negócio Express (40m²), com investimento a partir de R$ 90 mil (incluso taxa franquia + capital de giro + instalação), e Convencional (80m²), a partir de R$141,5 mil (incluso taxa franquia + capital de giro + instalação) com retorno do investimento em um prazo médio de 18 a 24 meses e rentabilidade liquida mensal na ordem de 20% do faturamento bruto.

Mercado aquecido

O segmento de alimentação sempre foi um dos mais atrativos no franchising, isso devido ao alto potencial de lucratividade. Segundo a Pesquisa de Desempenho do Franchising realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no terceiro trimestre de 2020, o faturamento do segmento ultrapassou R$10 bilhões, mesmo em época de pandemia.

Nesse cenário, as redes que possuem como carro-chefe o açaí conquistaram o mercado por se destacarem como um produto saudável de alto valor nutritivo indo de encontro com o comportamento do consumidor que tem se mostrado, a cada dia, mais preocupado com a saúde e a alimentação saudável.

Uma tendência de mercado que promove inovações na maneira de consumir o produto e agrega outros ingredientes ao cardápio que atende todos os públicos.

Segundo dados da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a movimentação da indústria de extrativismo e comercialização do açaí tem como resultado anual mais de R$ 40 milhões. O consumo de açaí aumenta a cada ano em 15%, e estima-se que apenas na capital do Pará, Belém, que é um dos maiores produtores da fruta, se consuma cerca de 300 mil toneladas anualmente, seguido por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Oportunidades de geração de renda a partir do açaí não faltam. As franquias de açaí demandam baixo investimento inicial e costumam garantir boa rentabilidade ao empreendedor, pois não dependem de muitos funcionários e nem de espaço operacional grande, o que diminui o custo de investimento inicial. Com o consumo desse fruto em alta, investir no modelo de negócio é uma opção segura e rentável.

O produto Akasa do Açaí

O açaí se tornou popular no final dos anos 90 e caiu no gosto do consumidor com a possibilidade de combinações inusitadas, além de não tem problemas com a sazonalidade. Rico em nutrientes que auxiliam o organismo em atividades físicas, é bastante consumida entre praticantes de esportes. Além de ser antioxidante, que combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células.

O produto oferecido pela Akasa do Açaí possui uma receita e um modo de preparo exclusivos e um rigoroso controle de qualidade. É fornecido ao franqueado de modo processado, passando por um processo simples de finalização do preparo no ponto de venda. “Temos um fornecedor homologado da rede. Nosso açaí é consistente e cremoso, sem cristais de gelo”, explica Veras.

Além do carro-chefe puro, a rede comercializa mais de 70 combinações e um mix de gelatos como cremes de frutas e complementos como chocolates, frutas, cereais servidos em barcas de açaí, taças compostas por vários ingredientes, cones de frutas, entre outros.

Nas unidades, é adotado o sistema self-service onde os clientes podem ser servir e colocar todos os acréscimos disponíveis sendo possível personalizar seu consumo.

O delivery também está incorporado na rede e promoções diárias tornam o mix de produtos atraente.

A rede Akasa do Açaí se diferencia pelo atendimento, sabor, fidelização, excelente ticket médio por cliente, escala e agilidade de sua operação que otimizam os ganhos financeiros.

Sobre Akasa do Açaí

Akasa do Açaí nasceu em Varginha, sul de Minas Gerais, em 2011 e entrou para o franchising em 2016 com uma proposta de oferecer um produto diferenciado aliando um ambiente moderno e atendimento de excelência. A rede oferece um açaí com receita exclusiva consistente e cremoso, sem cristais de gelo, e mais 70 combinações de sabores. As unidades atuam no modelo self-service com a possibilidade de oferecer o sistema delivery. Com dois modelos de negócio, Express e Convencional, o investimento inicial é a partir de R$ 90 mil, com taxa de franquia a partir de R$ 30 mil. São 18 unidades espalhadas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Em 2021 a rede passou a integrar o Grupo Encontre Sua Franquia que tem o comando do empresário Henrique Mol e soma mais de 1000 unidades espalhadas no Brasil e Estados Unidos.

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