Encontro debate importância da educação financeira nas empresas

Ser proprietário de uma micro ou pequena empresa é um desafio que exige mais que apenas coragem e determinação. Além de disposição para correr riscos, quem decide se transformar em dono do próprio negócio precisa aprender a planejar e gerir uma empresa. Para ter sucesso e enfrentar um mercado cada vez mais competitivo, é preciso investir em capacitação. Nesse contexto, o Sebrae realizará nesta terça-feira (6) um encontro voltado à Educação Financeira que debaterá uma série de temas fundamentais para uma gestão empresarial qualificada.

Com o formato de talk show, o Encontro Sebrae Banco Central sobre Educação Financeira, que será realizado no edifício sede do Sebrae, em Brasília, contará com a presença do diretor-técnico da insituição, Carlos Alberto dos Santos, e do diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central, Luiz Edson Feltrin. Também participam do encontro três empresários, donos de pequenos negócios, que falarão da importância da educação financeira e sobre como uma gestão adequada contribui para o aprimoramento dos seus empreendimentos.

Para o diretor Carlos Alberto, com conhecimento, informação e orientações claras, os empresários podem fazer escolhas bem embasadas e adotar estratégias e ações que aperfeiçoem seus negócios. “A educação financeira e previdenciária deve ser encarada como uma ferramenta de inclusão social, de melhoria da vida do cidadão e de promoção da estabilidade e eficiência do sistema financeiro do país. Nesse sentido, é imprescindível que os empresários busquem capacitação sobre esse tema”, alerta.

Entre os empresários participantes do evento está Vânia Praia, que, ao lado de sua irmã – Marina Praia –, falará de seu sucesso à frente de um salão de beleza em Brasília. Ela acaba de concluir o curso de gestão financeira oferecido pelo Sebrae e entendeu a importância de dominar diferentes competências para controlar, analisar, planejar e simular as informações financeiras para uma tomada eficiente de decisões. “Pretendemos aprimorar o relacionamento com o nosso cliente e funcionários, ampliar as instalações do salão, entre outras melhorias. Mas, hoje, percebo que se a parte financeira não estiver em dia e organizada, não seria possível pensar a empresa com clareza lá na frente”, afirmou.

O Encontro é aberto a empreendedores e integra a programação da Semana de Educação Financeira, que será promovida entre 5 e 9 de maio, pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef). O objetivo da Semana é divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira, política pública que tem como finalidade promover a educação financeira e previdenciária, a mudança de comportamento do cidadão, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores. Clique aqui para saber mais informações sobre a Semana.

Além do Encontro, o Sebrae promoverá duas oficinas no âmbito da Semana de Educação Financeira, sendo uma sobre Mecanismos de Acesso a Recursos para Investimento no Mercado de Capitais, no dia 9 de maio (das 14h às 18h), também na sede do Sebrae, em Brasília; e outra sobre Gestão de Finanças Pessoais, no dia 8 de maio, das 14h às 18h, no Sebrae-DF.

Serviço
Encontro Sebrae Banco Central sobre Educação Financeira
Data: 6 de maio, das 17 às 19h
Local: Sede do Sebrae, Brasília
Inscrições: confirmacaodepreseca@sebrae.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn