A escolha do ponto comercial pode ser determinante para o sucesso do negócio

Embora o cerne de todo empreendedor seja primeiro a ousadia e coragem, para um negócio ser bem-sucedido é preciso também conhecimentos técnicos e práticos sobre o segmento de mercado que pretende atuar. Aqueles que optam pelo modelo de franquias contam, na maioria das vezes, com o suporte de uma equipe que não só orienta sobre toda a produção, mas auxilia – e muito – com a escolha e negociação do ponto do comercial ideal – através de estudos e pesquisas geográficas, por exemplo.

De acordo com o consultor da Franchise Solutions, Pedro Almeida, existem algumas regras cruciais para ter sucesso na seleção do ponto. “O primeiro passo é analisar quantos negócios similares existem naquela área”, explica. “Também é necessário estudar o crescimento da população local e identificar os padrões de tráfego”, complementa.

Confira dicas de algumas redes que estruturam estratégias para auxiliar os franqueados nesta tarefa:

Conheça o seu negócio

Independente do ramo ou segmento, a primeira etapa é conhecer muito bem o negócio para definir a melhor localização, a fim de estar mais próximo possível do público-alvo. “Com um bom plano de negócio, o estudo do ponto aumenta muito a chance de você ter sucesso. Por exemplo, um negócio que necessita de promoção ativa, isto é, promotores de venda, a importância deste ponto estar próximo da loja, num lugar que passa um fluxo mínimo de pessoas do público-alvo é essencial. Às vezes, é melhor uma sobreloja no grande fluxo do que um imóvel térreo a 30 metros desse ponto”, garante Fernando Massi, diretor da OrthoDontic, rede de franquias de serviços ortodônticos

Facilidade de acesso

Mais do que estar próximo ao público-alvo, é preciso levar em consideração como ele chegará até você: se costuma frequentar shopping ou prefere às ruas, se irá de carro ou ônibus. Algumas empresas se guiam por esses fatores para determinar os locais mais propícios, como a rede de farmácias mineira Compre Certo. “Um fator importante é que a loja esteja no lado positivo, sentido centro-bairro, que o local tenha estacionamento e que seja, preferencialmente, um ponto de esquina, com grande fluxo de pedestres e de fácil acesso”, pondera o sócio-diretor, Reinaldo Nascimento.

Fluxo de pessoas e potencial de consumo

Outro quesito a ser observado são locais onde o fluxo de pessoas é mais intenso, o que, em tese, representa maiores chances de atração de clientes. Uma dica é fazer visitas ao local em dias e horários diferentes, para analisar esse fluxo e as características de consumo da região. Essa tática facilitará não só a escolha do ponto, como também a futura criação de estratégias para ampliar as vendas. A Credfácil, rede de serviços financeiros, além da assessoria ao franqueado nessa etapa do negócio, também indica os pontos mais táticos ao segmento. “Damos preferência para locais perto de redes bancárias, farmácias e praças, tendo em vista que nosso público-alvo, os aposentados e pensionistas, circulam mais nessas regiões”, revela o presidente André Oliveira.

Concorrência

Dependendo do tipo de negócio, manter-se longe de concorrentes pode ser uma ótima opção, mas, para outros, a salvação, como é o caso de lojas de móveis. Esse consumidor não fará uma compra por impulso, demandando pesquisas e cotações e a proximidade com demais lojas desse segmento será vantajoso. “Deslocamos um profissional para fazer algumas avaliações nos imóveis e nas redondezas, tais como fluxo de pessoas, espaço interno bom para a disposição dos produtos, estacionamento no local ou próximo, vida econômica da região aonde o espaço se localiza e vocação do local para uma loja de colchões ou que estejam mais próximo aos concorrentes, já que essa proximidade é um ponto a favor para nós”, ressalta Claudinei dos Anjos, presidente da Anjos Colchões.

Condições de higiene

Dificilmente lembrado como um item a ser observado, a questão da higiene do local pode e deve ser determinante. Além de observar na qualidade do revestimento, que pode demandar mais limpeza e manutenção e, consequentemente, mais custo, fique atento se a construção atende as especificações do negócio, principalmente se for do segmento de alimentação. Na rede de franquias Casa de Bolos, especializada em bolos caseiros, por exemplo, esse aspecto é essencial. “É muito importante que o franqueado entenda qual o tipo de imóvel ele deve buscar para a instalação da nossa operação, atendendo não apenas as nossas características operacionais, mas também as exigências sanitárias e legislativas do local. Utilizamos o manual de prospecção para informar e listamos as características principais e as consultas prévias que devem ser realizadas junto aos órgãos municipais”, revela Rodrigo Farinelli, gerente de marketing da rede.

Pontos prontos

Procurar por aqueles pontos comerciais que já tenham atendido empresas do mesmo segmento é outro ponto positivo. “Avaliamos aqueles mais ‘prontos’ possíveis, ou seja, aqueles que requerem menor reforma e adaptação. São locais que eventualmente já foram uma cafeteria, doceria ou restaurante, por exemplo. Só depois que, então, começamos o contato e as primeiras negociações de aluguel, para que todos os franqueados tenham um custo ocupacional máximo de até 8% sobre o faturamento bruto do primeiro ano”, ressalta Renato Flora, sócio e diretor da Saladenha, rede de franquias especializada em alimentação saudável.

 

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