PANDEMIA – Equipe de Terapia ocupacional elabora kits para o isolamento

A equipe de Terapia Ocupacional do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) elaborou um kit de atividades para os pacientes que estão internados na instituição. São calendários, diários e folhas com exercícios e lápis que têm o objetivo de ajudar essas pessoas a enfrentarem o período de isolamento social, já que as visitas e acompanhamentos estão restritos nesta fase de combate à pandemia da Covid-19.

O kit chamado de  #TOnoisolamento, foi inspirado em uma iniciativa do Hospital Cassiano Antônio de Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam/Ufes), e conta com atividades cognitivas e expressivas, material que ajuda na organização da rotina e mensagens destinadas a ajudar a enfrentar este período.

No HU de Santa Catarina, o kit foi elaborado pelas terapeutas Débora Evelin Félix Quirino, Juliana Prestes Ferigollo e Daniela Locindo Souto. Como o número de kits ainda é limitado, o material será distribuído, mediante avaliação ou indicação das equipes da UTI, Clínica Médica, Ginecologia, Pediatria, UTI Neonatal e clínica cirúrgica.

De acordo com Juliana Frigollo, o projeto #TOnoisolamento também traz como proposta a disponibilização de guias para ajudar a comunidade a lidar com as mudanças e prejuízos ocupacionais ocasionados pelo isolamento social. Estes guias, que serão distribuídos por e-mail ou disponibilizados na internet, também terão atividades e dicas de terapia ocupacional.

Facebook
Twitter
LinkedIn