Especialista dá dicas para que uma rede de franquias consiga mais franqueados

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de franquias em operação cresceu 11,4% em 2013. No país existem atualmente 2.703 redes de franquia, com 114.409 unidades. De olho no crescimento deste mercado, cada vez mais empreendedores estão investido no franchising como forma de alavancar suas atividades empresarias, aumentando seus ganhos e resultados. Mas, como fazer sua marca ganhar destaque em um mercado cada vez mais competitivo e conseguir sucesso em sua expansão?

Segundo Paulo Cesar Mauro, diretor-presidente da Global Franchise, um dos passos mais importantes para obter sucesso na expansão é selecionar o franqueado ideal. “A seleção correta dos empreendedores que irão fazer parte da rede é fundamental para o crescimento do negócio. O perfil do candidato irá servir como orientação para o desenvolvimento do programa de vendas e para as campanhas de marketing”, comenta. Mauro lembra que é melhor ter menos franqueados, mas bons, a ter muitos ruins. “Franqueados-problema acabam desgastando a imagem da rede e gerando custos e desperdício de tempo do franqueador”.

O próximo passo é desenvolver as diretrizes da rede e o plano de ação a ser seguido. “Um dos erros estratégicos mais comum no franchising é o crescimento desordenado de uma rede. Para evitar esse problema, a empresa deve buscar uma consultoria especializada que defina estratégias de expansão e os canais de comunicação que devem ser usados para atrair novos franqueados”, explica. A comunicação é apontada pelo especialista como um dos fatores cruciais no sucesso de uma rede. “É preciso estar presente em todos os canais de comunicação, com muita informação. Quanto mais conteúdo disponível sobre a empresa, mais informado e qualificado chegará o candidato, muito mais predisposto a fechar negócio. A internet é a principal fonte de procura por interessados em comprar franquias, por isso, apostar nesse nicho é primordial”, completa.

Dominar primeiramente o mercado local, onde a franqueadora está localizada é, sem dúvida, a melhor maneira de iniciar um plano de expansão. Para isso, é necessário que a rede invista na capacitação e qualificação de máster franqueados, que são responsáveis pelo crescimento regional do negócio. Além disso, o franqueador deve investir em ações de marketing, que irão fortalecer a presença da marca e ajudar a atrair possíveis investidores. Outra dica importante pode ser a realização do Discovery Day, tradicional nos EUA, por exemplo, mas que ainda está “pegando” no Brasil.

 

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