Especialista em investimentos aponta quatro dicas para conquistar objetivos

É comum associar a ideia de felicidade à conquista de algum bem material. Essa relação, no entanto, acaba postergando o prazer para quando estas conquistas se tornarem reais. Porém, para a especialista em Educação Financeira da Unicred SC/PR, Vivien Aucar, pensamentos como “quando eu me mudar”, “quando eu tiver dinheiro” ou “quando eu comprar meu carro” fazem com que nunca se esteja satisfeito. O ideal é que se traga mais alegria para o dia a dia, aproveitando a jornada rumo aos objetivos.

Responsável pelo Programa de Formação em Finanças da Unicred que busca atender colaboradores, cooperados e sociedade, Vivien defende que quatro atitudes simples podem transformar a forma como as pessoas se relacionam com seus planos.

Saiba aonde você quer chegar
Mensurar exatamente quanto custa o sonho é o primeiro passo. No caso de um viagem, por exemplo, estabelecer o tempo de duração, tipo de acomodação e demais detalhes são importantes para estabelecer uma média de custo.

Estabeleça metas claras e objetivas
Após fazer o levantamento inicial será possível ter uma ideia aproximada de quanto será necessário para realizar esse objetivo. Com isso, é preciso definir quanto deverá ser o esforço de poupança mensal. Uma sugestão nesse caso é dividir a meta para acompanhar com mais facilidade cada etapa. Por exemplo: se o objetivo é para daqui a um ano, estabeleça o valor a ser acumulado a cada três meses.

Acompanhe as metas
Não permitir que os objetivos caiam no esquecimento é fundamental. Por isso, é preciso verificar com frequência se as etapas intermediárias estão sendo cumpridas. Se for necessário, esse é o momento de realizar ajustes nos valores a serem poupados.

Compartilhe e comemore com alguém as etapas intermediárias
Tornar a caminha prazerosa é o grande segredo da jornada. Para isso, pequenas celebrações com as pessoas que estão compartilhando esse sonho ajudam a manter o foco e a motivação.

No portal www.suasaúdefinanceira.com.br são disponibilizados periodicamente conteúdos com o intuito de descomplicar o mundo das finanças. A iniciativa da Unicred está alinhada aos valores do cooperativismo de educação, formação e informação.

Facebook
Twitter
LinkedIn