Especialista em SEO: profissão do presente e tendência para 2019

Com o aumento de empreendedores que procuram um profissional para rankear a sua marca no Google, a profissão pode ser uma opção para ganhar dinheiro neste ano; Eduardo Borges, do SEO Comprovado, lista dicas para quem deseja investir na área

Redação 16/01/2019
Redação 16/01/2019

Por conta da crise econômica que ainda afeta o país, e como forma de driblar o desemprego, é cada vez mais comum encontrar microempreendedores de diversos setores que iniciam os respectivos negócios por meio de vendas pela internet. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa recente da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce apresentou um faturamento de R$ 59,9 bilhões em 2018, apresentando um crescimento de 12% em relação ao ano de 2017.

Com o comércio eletrônico em alta, a maior preocupação de quem decide empreendedor na internet é fazer com que o seu site/e-commerce alcance uma das primeiras posições nos principais ferramentas de busca do mundo, como o Google. E, para isso, é necessário investir em um profissional que entenda de SEO (Search Engine Optimization).

Segundo o especialista Eduardo Borges, fundador da empresa SEO Comprovado, é fundamental que quem abre um negócio virtual busque maneiras de aumentar sua visibilidade na internet. “Existem várias estratégias simples que garantem que a marca seja procurada por milhões de usuários de maneira online. Quando a técnica para otimizar sites para os sites de buscas é feita corretamente, os resultados aparecem mais rapidamente e costumam gerar vendas por anos.”, comenta.

Borges ainda explica que, além de existirem estratégias para alavancar as vendas, também é importante investir em conteúdos para um blog da empresa. “Quando existe um conteúdo bem elaborado e relevante, em que estejam incluídas palavras-chaves que chamem a atenção do internauta e potencial consumidor, o blog torna-se uma forma complementar de atrair mais cliques para o site e, consequentemente, mais vendas”, completa.

SEO: Profissão do futuro

Com o aumento dos empreendedores online, a procura por serviços de marketing digital – SEO especificamente – dobrou nos últimos tempos. Com mais de 15 anos de experiência na área Borges oferece cursos gratuitos e pagos de SEO para empreendedores, e enxergou uma oportunidade de ganhar dinheiro com o setor.

“Muitos novos negócios serão abertos na internet nos próximos anos, e precisarão de profissionais preparados para posicionar a marca no Google de uma maneira orgânica. Com isso, haverá uma vasta gama de oportunidades de trabalho nessa área, ainda pouco explorado em solo brasileiro.”, salienta.

Além disso, Borges pontua que, mesmo sendo considerada uma profissão do futuro, ainda existem poucos profissionais autônomos especializados na área, fato que ajuda os interessados a deslanchar nesse início do ano. “Existem diversas agências de marketing/comunicação que prestam serviços de marketing digital por completo, mas ainda sim é um mercado novo para profissionais de SEO, que pode trazer muitos benefícios para quem se dedicar à área. É difícil uma agência ‘faz-tudo’ ser realmente boa em SEO, é preciso se especializar para se tornar um expert, por isso a oportunidade.”, conta Borges.

Outro ponto interessante sobre a profissão é que todos os profissionais que abrem um negócio digital, devem ter no mínimo um conhecimento básico sobre SEO para ajudar alavancar o seu negócio. Porém, no Brasil, ainda existem muitos que nem ouviram falar sobre o assunto, abrindo margem, por isso, para o crescimento acelerado dos profissionais de SEO no mercado. “É uma forma de mostrar para esses microempreendedores que existem maneiras de atrair os usuários para a compra online, sem ter que investir uma fortuna em anúncios que muitas vezes não dão lucro.”, completa.

Mesmo sendo vista como uma profissão de sucesso no futuro, Borges pontua que tornar-se um especialista em SEO não é uma tarefa fácil, pois exige muitos meses de estudos e, principalmente, prática. “O grande aprendizado vem da aplicação, e isso, leva tempo. Um site vai parar no topo das buscas baseado no cálculo de mais de 200 algoritmos diferentes. O problema, é que esses algoritmos não são revelados publicamente pelos buscadores, portanto, é importante aprender com quem realmente sabe fazer ou testando por conta própria até criar seu próprio passo a passo de otimização de sites.”, finaliza.

Sobre Eduardo BorgesFoi responsável por trazer e expandir vários sites internacionais no Brasil, como a canadense Ashley Madison e o conglomerado de sites americano MindGeek. Desde 2010 é um nômade digital e atualmente se dedica ao seu treinamento de otimização de sites chamado SEO Comprovado, que ajuda companhias brasileiras, startups, empresários e profissionais liberais a se posicionarem nas primeiras posições do Google. É um dos principais nomes no segmento e tem se destacado internacionalmente como autoridade na área por suas técnicas de SEO.