Estagiário vira dono da empresa e agora planeja expansão do negócio

João Paulo Gonçalves tem uma trajetória inspiradora no mundo dos negócios. Com 18 anos, ele entrou como estagiário na Lista Mais e hoje é dono da empresa.  Confira detalhes contados por Gonçalves em conteúdo compartilhando por ele pelo canal colaborativo Eu, Empreendedor:

Entrei na Lista Mais quando tinha 18 anos de idade, minha primeira experiência no mercado de trabalho. Na época, iniciei como designer, porém, como nunca havia trabalhado com isso, em apenas 15 dias eles queriam me demitir, pois nunca tive vocação para essa função. Então, pedi que me dessem uma oportunidade na área de programação, e a partir daí tive contato com todos os setores da empresa, fazendo a implantação de diversos sistemas. Passei posteriormente aos cargos de Analista de Sistemas, Gerente Financeiro e, por fim, me tornei dono da Lista Mais.

A oportunidade de empreender apareceu quando uma sócia da empresa decidiu vender sua parte no negócio, que naquela época estava em uma situação um pouco complicada. Eu conhecia muito bem a empresa, sabia o que precisaríamos mudar para que ela alcançasse todo o seu potencial. Fiz uma proposta audaciosa, de pagar R$ 100 mil inicialmente, e mais R$ 300 mil parcelados ao longo de anos.

A estratégia deu certo. Com as mudanças que realizei, a empresa começou a ganhar fôlego e a apresentar uma rentabilidade alta, com taxa de crescimento anual de aproximadamente 20%. Com o advento da internet, em 2010 a empresa passou a operar também no mundo digital, oferecendo uma plataforma completa para a comunicação de empresas e clientes. Atualmente, a empresa conta com mais de 4 mil clientes e duas unidades próprias em Presidente Prudente e em Araçatuba (SP).

Estamos no mercado há 18 anos. A Lista Mais conecta negócios locais a potenciais clientes, focada em micro, pequenos e médios negócios, além de profissionais liberais. Percebi ao longo do tempo que a dificuldade de pequenos e médios empreendedores de encontrarem potenciais clientes regionalmente era muito grande. Isso me motivou a criar uma plataforma focada na conexão de negócios locais a consumidores. Esse é um nicho pouco explorado pelo segmento, embora segundo levantamento do Google mais de 98% das pessoas procurem informações de empresas na internet. Esses empreendedores enfrentam dificuldades, pois normalmente dispõem de baixo investimento e pouco conhecimento para manusear ferramentas de publicidade como as do Google.

A empresa fornece todo o suporte para a comunicação com os clientes como a criação de anúncios, com o desenvolvimento de uma página customizada dentro da plataforma, criada por designers e produtores de conteúdo, que colhem todas as informações necessárias junto aos empreendedores. Nós enviamos até fotógrafo, para aqueles empresários que não têm nenhum material para divulgação. O serviço custa entre R$ 1,2 mil e R$ 6 mil, a depender do plano escolhido, porém o valor pode ser parcelado em até 12 vezes, gerando para o empreendedor um custo de cerca de R$ 100 por mês.

Temos uma base de dados alimentada constantemente por uma equipe que realiza cerca de 400 atualizações diárias. Atualmente, a Lista Mais conta com uma base de 3 milhões de empresas, e mais de 30 milhões de acessos anualmente. A plataforma disponibiliza para clientes e usuários diversas funcionalidades como a comunicação via WhatsApp, Facebook, e-mail e telefone, além da possibilidade de solicitação de orçamento para várias empresas simultaneamente.

Agora estamos dando um grande passo para a consolidação da empresa. Nossa marca faturou R$ 6,6 milhões e apresentou crescimento de 26% em 2016. Agora estamos migrando para o segmento de franquias para expandir nossa operação para todo o território nacional, com expectativa de chegar a 24 unidades até 2018 e movimentar R$ 7 milhões até dezembro deste ano.

O foco de expansão da empresa está localizado nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, e nas cidades de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Rio Claro, Piracicaba, Bauru, Marília, Assis, Londrina e Maringá. Nosso modelo de negócio tem investimento inicial a partir de R$ 350 mil, com faturamento médio mensal de R$ 150 mil, rentabilidade de aproximadamente 25%, e prazo de retorno entre 24 e 36 meses. O ponto de equilíbrio da franquia é atingido no prazo de apenas um ano.

 

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