Estratégia advergame usada por marcas de moda para novos negócios

Marcas como John John, Gucci, Valentino e Marc Jacobs oferecem experiências com games e inovam na fidelização dos clientes
Com o isolamento social, o mundo viu uma necessidade de encontrar novas práticas de entretenimento sem sair de casa para manter mente e corpo em dia. Este movimento forçou a criatividade em diferentes frentes de mercado e pediu uma reinvenção nos pilares de comunicação e negócios para manter marcas sempre próximas dos seus consumidores. O modelo de consumo mudou, as compras se intensificaram virtualmente e, mais que nunca, os clientes passaram a valorizar – e muito – suas experiências.

Não à toa, players do mercado de moda estão trabalhando constantemente nessa inovação. E é neste cenário que o universo gamer ganhou um protagonismo: em 2020, o número de jogadores on-line cresceu consideravelmente – 7% a mais que o ano anterior apenas no Brasil, segundo a pesquisa Game Brasil. Intensifica-se, com este crescimento, a prática do advergame, estratégia de comunicação que consiste em somar esforços de marketing com ações de jogos.

Para driblar o isolamento social, a John John lançou um novo capítulo da sua ação social Drop Your Jeans . Desde abril, os jogadores que entram no servidor Recovery City – braço do game GTA no Brasil – podem participar de duas missões da marca. A parceria do Grupo Restoque com o jogo possibilita que os usuários conheçam mais sobre a ação social, que consiste em doar um jeans no mundo real e receber desconto de 30% em uma nova peça. Os jeans recebidos em lojas da John John no Brasil inteiro serão doados para a ONG Vida Corrida, organização que contribui com a inclusão social de famílias que vivem no Capão Redondo em São Paulo e utiliza o esporte como forma de entretenimento para que crianças, jovens e mulheres atuem como protagonistas para a transformação social do coletivo. As roupas doadas se tornarão novas peças e serão distribuídas gratuitamente na comunidade, e os clientes poderão “drop your jeans” em qualquer loja entre os meses de agosto e dezembro.

Rafael Milioni, head da John John, acredita que essa é a oportunidade de inovar no conceito cross channel. “Pensamos em um formato inovador que trouxesse uma experiência única para nossos clientes, permitindo que eles participem de uma nova jornada de compra aliada a uma ação social que começa no virtual e continua no físico. Isso reforça nossa estratégia multicanal e o posicionamento da John John como uma marca completa de lifestyle.” Com isso, a John John vai além das relações com o consumidor, oferecendo não só diversão em um momento desafiador para a sociedade, mas também um impacto positivo para o terceiro setor.

SOBRE A JOHN JOHN – Fundada em 2003, a John John é uma plataforma de moda que tem como ícone o jeans mais inovador do Brasil e inspiração na música, transmitindo um lifestyle jovem e cheio de atitude para homens e mulheres de todas as idades. Os esportes, a cultura pop e o universo digital compõem a alma da marca em mood urbano, rocker e noturno, com coleções femininas e masculinas, acessórios e linhas especiais com lavagens e acabamentos únicos. A John John também reúne as maiores celebridades em seus lançamentos, eventos e campanhas, e está sempre presente nos eventos mais divertidos e disputados do mundo, promovendo concursos que fomentam novos talentos em diversas áreas.

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