Evento estimula produção de calçados com material natural

Rotas da Inovação reúne empresários do polo calçadista da Paraíba

Donos de micro e pequenas empresas do setor calçadista de Campina Grande (PB) terão a oportunidade de participar nesta quinta-feira (3) do evento Rotas da Inovação, que tem como objetivo estimular a fabricação de produtos com materiais sustentáveis e naturais. O polo calçadista da Paraíba agrega mais de cem empresas de seis cidades e os incentivos para o setor estão aumentando.

O gestor de Calçados do Sebrae na Paraíba, Rodrigo Dantas, afirma que a proposta do Rotas da Inovação é compartilhar informações com os empresários dos polos calçadistas. “Pretendemos ampliar o leque de possibilidades para as empresas paraibanas e apresentar a elas o conceito da sustentabilidade”, comenta. Campina Grande é a segunda cidade do país a receber o evento, que foi realizado em setembro na cidade de Franca (SP). A programação também inclui as cidades de Igrejinha (RS) e Nova Serrana (MG), respectivamente, nos dias 7 e 20 de novembro.

Durante o evento serão discutidos os temas Inovando e lucrando com sustentabilidade, com o consultor Marcelo Adriano da Silva, e Sustentabilidade na prática, com Lia Buarque de Macedo Guimarães. Após as palestras, os participantes poderão conferir a exposição de materiais e insumos que seguem o conceito do evento, livres de substâncias restritivas, reciclados e recicláveis. O objetivo das apresentações é sensibilizar os Arranjos Produtivos Locais (APL) de calçados sobre o tema, para que utilizem os recursos naturais e lucrem com reciclados.

O evento é realizado pelo Instituto By Brasil em parceria com Assintecal, Abicalçados e sindicatos e entidades do setor, com o patrocínio do Sebrae na Paraíba. Para o presidente do Instituto By Brasil, Milton Killing, essa é uma forma de levar os conceitos de inovação e sustentabilidade até os polos produtores. “Assim, conseguiremos disseminar ainda mais a inovação, área em que o setor ainda é carente. No que se refere às pequenas empresas, ainda há muito a ser trabalhado”, sustenta. O Instituto By Brasil, fundado em 2006, é uma entidade voltada à inovação e ao design nos setores de calçados, confecções, móveis e moda em geral. 

As atividades serão realizadas na agência do Sebrae em Campina Grande, às 19h. Para participar, é preciso fazer a inscrição prévia na agência ou pelo telefone 2101-0100.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn