Evento que faz parte do Projeto Fartura – Comidas do Brasil, busca criar conexões entre a cadeia gastronômica

O tradicional Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes chega à 22ª edição em 2019 e já tem data: será entre 23 de agosto e 1° de setembro, com cerca de 200 atrações gastronômicas, como estandes de chefs e produtores, cozinhas ao vivo, aulas, palestras, jantares e almoços requintados com cozinheiros convidados. Repetindo o sucesso dos anos anteriores, mais de 45 mil pessoas devem circular pela cidade colonial ao longo do festival.

Parte do Projeto Fartura – Comidas do Brasil, que tem como premissa mapear a cadeia produtiva da gastronomia, da origem ao prato, o Festival em 2019 tem a sustentabilidade como um objetivo. Não só nesta edição, mas para ser aprimorado ano após ano.

No Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, renomados chefs se dividem entre a Praça da Rodoviária e a Praça Campos das Vertentes, com estandes de pratos variados. As praças também sediam o espaço Cozinha Ao Vivo, onde convidados de diversas regiões do país preparam receitas em tempo real, que podem ser degustadas pelos visitantes. Haverá, ainda, aulas na Pousada Escola Senac, e os espaços Interativo – onde o público cozinha com os chefs; e Degustação, com palestras dos mais importantes especialistas em gastronomia – na Praça do Conhecimento.

Quem quiser levar ingredientes garimpados dos mais diversos estados, pode passar no espaço Produtos & Produtores.  A programação artística dá a trilha sonora perfeita para o evento, com shows e performances.

A base da curadoria gastronômica é a Expedição Fartura – Comidas do Brasil que já percorreu o Brasil inteiro em mais de 77 mil km coletando informações sobre chefs, produtores, produtos, ingredientes, mercados e receitas. Além disso, a presença dos festivais Fartura em todas as regiões do país consolidam o Fartura – Comidas do Brasil como a mais completa plataforma e fonte gastronômica do país.

Serviço

22º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

Data prevista: de 23 de agosto a 1° de setembro

Local: Tiradentes – MG

farturabrasil.com.br

facebook.com\farturabrasil  

instagram.com\farturabrasil

Sobre a plataforma Fartura – Comidas do Brasil

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil tem o objetivo de mapear a cadeia produtiva da gastronomia, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia.

As Expedições Fartura são viagens que já percorreram mais de 77 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram mais de 264 cidades visitadas e cerca de 600 fontes entrevistadas. O conhecimento é transformado em conteúdo e disponibilizados no site e redes sociais (Facebook e Instagram), vídeos, livros, programas de rádio e em projetos customizados.

A celebração do projeto são os Festivais Fartura, onde há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Nos eventos – que já acontecem em Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Fortaleza e também fora do Brasil, em Lisboa – é possível adquirir conhecimento, aprender receitas, conhecer histórias, comprar produtos e, claro, experimentar os pratos dos mais renomados chefs de todo o país. Até 2018, os festivais serviram 285 mil pratos, realizaram 2.700 atividades gastronômicas e 1.130 culturais; foram 4.700 profissionais de gastronomia envolvidos para servirem um público de mais de 770 mil pessoas.

Entre outros prêmios, a Plataforma Fartura – Comidas do Brasil recebeu o second runner-up em Inovação em Turismo, da United Nation World Tourism Organization.

Facebook
Twitter
LinkedIn