Evento reúne comitês para discussão sobre ações pelo ambiente dos pequenos negócios no Paraná

O Sebrae/PR, em parceria com o Governo do Paraná e o Fopeme (Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas de Pequeno Porte do Paraná), promove na quarta-feira (20), o II Encontro do Sistema de Melhoria de Ambiente de Negócios do Paraná. O evento vai reunir empresários, membros do poder público municipal e estadual, entidades do setor produtivo e representantes dos 120 comitês municipais e 19 comitês territoriais do Paraná, para analisar e debater o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas.

De acordo com o coordenador estadual de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Amberson Bezerra da Silva, umas das ações do evento é a avaliação de iniciativas que favorecem a evolução do cenário para o desenvolvimento de MPEs. “Vamos analisar, fortalecer o papel dos representantes dos comitês para a implantação de ações práticas para a melhoria do ambiente de negócios, debater dificuldades e compartilhar boas práticas e iniciativas bem-sucedidas”, afirma.

A iniciativa acontece em parceria com a Fopeme, responsável por integrar e estimular o trabalho dos comitês em nível estadual. O secretário técnico da entidade e membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Mario Dória, explica a importância do evento. “Vamos avaliar o desempenho das ações que estão sendo realizadas e o que é possível fazer para fortalecê-las. Estamos dando uma resposta à sociedade a partir daquilo que elas demandaram para a gente visando fortalecer os micro e pequenos negócios no estado”, avalia.

No Encontro, será avaliada a execução de ações estipuladas pelos comitês. Em 2017, as entidades publicaram a Carta Paraná, um documento que identificou as principais ações de melhoria para o ambiente de negócios local e estadual. Ao todo, foram priorizadas 66 ações e 18 delas começaram a ser colocadas em prática. Entre os temas englobados pelas ações dos comitês estão a desburocratização, acesso à mercado, investimentos, financiamento e crédito. O grupo criou em 2019 um painel de gestão à vista para a disseminação das ações pelo estado que podem ser acompanhadas em tempo real.

Para debater o andamento das ações, o evento contará com as palestras de Valdemar Bernardo Jorge, secretário de Planejamento do Governo do Paraná, sobre o desenvolvimento territorial do Paraná, do diretor de operações do Sebrae/PR, Júlio Cezar Agostini, sobre os resultados e o cenário associativo para os próximos anos, e de João Carlos Leite, presidente da Apocan (Associação de Produtores de Queijo Canastra), sobre o papel do membro do comitê e seu protagonismo.

Os comitês também apresentarão programas que têm feito a diferença para a vida dos empreendedores em diferentes regiões do Paraná. É o caso do Case do Sistema Regional de Inovação – SRI do Território Costa Noroeste, o Programa Foz Desenvolve, o Case de Ponta Grossa, as ações do Comitê da Fronteira Região Sul, as ações do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro e os Cases de Araucária com o Avança Araucária e o GT Agroalimentar – Pró-Metrópole.

Facebook
Twitter
LinkedIn