Fábrica inova ao lançar cereal com sabor de açaí

Empresa participou do programa Sebraetec e investiu em tecnologia

Uma fábrica de alimentos criou um cereal com sabor de açaí e, depois de três anos desenvolvendo o produto, resolveu lançá-lo no mercado. Agora, o artigo nutritivo e rico em fibras já está sendo exportado. Para isso, o empreendimento participou de um programa de inovação e fabrica o cereal em uma incubadora de empresas na cidade de Mauá, no ABC paulista. 

A empresária Ana Tovazzi teve apoio do Sebrae para começar o negócio. Em 2009, ela participou do Sebraetec, programa que oferece subsídios para micro e pequenos negócios investirem em tecnologia e inovação. Nesse programa, o Sebrae pode arcar com até 80% dos custos dos projetos.

No caso de Ana, além do produto, ela criou o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). Em parceria com o Sebrae, desenvolveu a técnica para produção do cereal de açaí em larga escala. Em 2011, a empresária começou a comercialização, após ter investido R$ 700 mil em pesquisas, estrutura e equipamentos. O faturamento mensal do negócio hoje é de R$ 150 mil. A empresa tem capacidade para produzir até seis toneladas de cereal de açaí, por mês. Mas, por enquanto, só fabrica uma tonelada e meia.

Mesmo assim, metade da produção já é exportada. No mercado nacional, o produto é encontrado em redes de supermercados e lojas de alimentos naturais. No exterior, a embalagem do cereal é diferente da comercializada em território nacional. O rótulo é mais sóbrio e segue padrões internacionais. Além disso, a empresa obedece às certificações exigidas pelos estrangeiros. Ana Tovazi aposta, agora, em outras receitas com frutas típicas do Brasil para conquistar o mercado

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn