Faturamento real dos supermercados aumenta 2,13% em maio, divulga Apas

O faturamento real dos supermercados brasileiros cresceu 2,13% em maio deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2011. Já na comparação com abril deste o ano, uma queda de 3,49% foi registrada.

Os dados, já deflacionados pelo IPS (Índice de Preços dos Supermercados), foram divulgados pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) nesta sexta-feira (13).

“O comportamento ao longo do mês de maio tradicionalmente tende a ser inferior porque as compras de Páscoa, no mês de abril, elevaram o índice de vendas de forma expressiva”, explicou o diretor de Economia da Apas, Martinho Paiva Moreira.

Acumulado do ano
Já no que diz respeito ao acumulado do ano, entre janeiro e maio, o faturamento real dos supermercados apresentou uma alta de 3,75%. Ao que parece, o crescimento foi motivado pelo aumento no poder de compra da população e pela redução da inflação, com relação ao mesmo período do ano anterior.

"A população foi beneficiada pelo aumento do salário mínimo e pela redução da inflação”, justifica o diretor de economia da Apas, Martinho Paiva Moreira.

Previsão otimista
E a previsão segue otimista. De acordo com a entidade, a tríade de elevação do salário mínimo, crescimento do emprego e renda continuará determinando o crescimento ao longo de 2012.

“Vale ressaltar que diante da expectativa de crescimento do PIB brasileiro para este ano, em torno de 2,5%, o setor supermercadista deve apresentar crescimento acima das demais atividades econômicas. Isso contribuirá para a manutenção da atividade da economia no Brasil com estabilidade de preços”, conclui.

Facebook
Twitter
LinkedIn