Ferramenta permite registrar criações por email

O advogado Rudinei Modezejewski trabalha desde 1997 com propriedade intelectual. Em paralelo ao trabalho em um escritório de marcas e patentes, onde se tornou sócio devido ao seu desempenho, em 1999 deu início a um site de projeto de palestras para divulgar informações sobre a área. Em 2005, depois de muita pesquisa de mercado, o e-Marcas passou a existir como empresa.

Muito ativo, Modezejewski também já prestou consultoria em marketing jurídico, chegando a montar uma rede de 35 escritórios de advocacia, envolvendo mais de 1 mil advogados, que encerrou por tomar tempo demais, o que estava prejudicando o seu negócio principal. Mas, em 2004, fundou a Avctoris, empresa de inovação voltada a serviços de registro autoral que abrange direitos sobre marcas, imagens, conteúdos e criações artísticas em geral. Diferente do outro caso, “a Avctoris e a e-Marcas são complementares e dentro do mesmo segmento, então não há conflito nem sobreposição de tempo, pelo contrário, há muita sinergia”, afirma o idealizador e CEO das empresas.

A ideia surgiu bem antes, em 2008, após uma experiência extremamente desagradável na Biblioteca Nacional, que o pôs em dúvida a segurança dos registros. Com a ajuda de um sócio-desenvolvedor, Guilherme Nunes, responsável pela integração de todas as tecnologias envolvidas, lançaram uma ferramenta em que qualquer pessoa ou empresa pode registrar por e-mail a sua criação, em poucos minutos, ao custo de apenas R$ 14,90, e obter em tempo real as garantias de registro com aceitação jurídica em 168 países. Com este modelo ousado, a Avctoris elimina a enorme burocracia e o alto custo que antes tornavam inviável este tipo de registro para a maior parte dos criadores.

Para substituir as formas tradicionais de registro – tais como as utilizadas na Biblioteca Nacional, Escola de Música da UFRJ ou Escola de Belas Artes da UFRJ – a Avctoris lança mão da plataforma on-line Rpost, empresa que detém a patente internacional da tecnologia de e-mail Registrado. Na avaliação de Fernando Neves, presidente da Rpost Brasil, o modelo usado pela Avctoris é uma das formas mais criativas do uso de e-mail Registrado em nível mundial. “Hoje nossa plataforma tem sido usada de várias formas para gerar documentos eletrônicos autônomos que têm níveis de autenticidade e segurança já reconhecidos em praticamente todos os tribunais”, explica Neves.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn